Folha de S. Paulo


Aos 9 anos, novo colunista da Folhinha quer ser cientista

No ano passado, quando visitou o Museu Catavento, em São Paulo, Pedro Andrade, 9, lembra que o que mais gostou de ver foi as experiências científicas. Tanto que ele já sabe o que quer ser quando crescer: cientista. "Gosto de contas e de química", diz.

Morador de Álvares Machado, cidade a 576 km de São Paulo, Pedro estreia neste sábado (30) como novo colunista da "Folhinha".

Em seu texto de estreia, ele conta a história de um adolescente chamado Steve, que sonha ir a Vênus e que, muitos anos depois, atinge seu objetivo e pisa no planeta assim como o norte-americano Neil Armstrong pisou na Lua, em 1969.

IMAGINAÇÃO

Fã dos quadrinhos da Turma da Mônica, do super-herói Flash e da série "O Diário de um Banana", Pedro gosta de inventar histórias de ficção. "Eu me divirto criando textos", diz.

Além do futebol, um de seus esportes preferidos é o atletismo, que serviu de inspiração para outro de seus textos que serão publicados na "Folhinha". A história é sobre um gato chamado Relâmpago, que é rápido como um raio e vencedor das Olimpíadas.

No fim da aventura de Relâmpago, Pedro diz que o importante é competir, e não apenas ganhar. "Eu acho que hoje as pessoas só ligam para o dinheiro e esquecem-se de se divertir", analisa.

Para além da fantasia, dois de seus textos falam também sobre questões do cotidiano, como livros e a importância do estudo. Ele diz que, se pudesse mudar algo na vida das crianças, acabaria com a pobreza, que chega a impedir muitas de irem à escola.

"Queria que elas pudessem estudar mais. Tem pais que abandonam os filhos, crianças que ficam o dia todo na rua", diz.

Para ser um colunista como Pedro, escreva um texto de mil caracteres e mande para folhinha@uol.com.br, com seu nome, idade e "Ideias" no campo do assunto. O autor muda a cada mês e deve ter até 12 anos. O tema é livre, e você pode falar sobre qualquer assunto, como games, brincadeiras, histórias que já aconteceram com você ou até mesmo aquelas vindas da imaginação, como as de Pedro.

Na dúvida, siga o conselho do garoto: "Não é difícil. Tenho a ideia e escrevo. Acho que é só isso", diz.


Endereço da página:

Links no texto: