Folha de S. Paulo


Confira dicas para construir o castelo de areia perfeito na praia

É a primeira vez que Kaique Ferraz, 5, vai à praia. Como ainda está com um pouco de medo da água por causa da maré forte, o menino prefere brincar à beira-mar e fazer castelos de areia.

Com equipamentos em mãos –baldinho, pá e rastelo–, ele sofre um pouco. Enquanto prepara o balde com areia para o segundo castelo, o primeiro vem abaixo. Precisa começar tudo de novo.

No fim das contas, a maior dificuldade na montagem veio do irmão caçula, Lucas, 2, que a todo instante ameaçava engatinhar por cima da construção –como aqueles vilões gigantes que destroem cidades nos filmes.

"No começo é difícil, mas, depois que você pega o jeito de levantar o castelo, fica mais simples" garante o menino.

SEM CAIR

Mas qual o melhor modo de construir esses castelos? O especialista em esculturas feitas na praia Claudio Nogueirol recomenda que a mesma proporção de água e areia seja misturada em um baldinho para que se consiga uma pasta ideal.

Outra maneira para que o "empreendimento" tenha mais sucesso é criar um grande bloco e ir lapidando de cima para baixo, diz Nogueirol (leia mais dicas ao lado).

Os irmãos Lucas, 9, e Cassio Kraft, 7, seguem algumas das dicas. Filhos de pai alemão e mãe brasileira, eles moram na Alemanha e só vêm para cá de dois em dois anos.

Apesar de a frequência na praia não ser alta, seus castelos contam com pontes, canais de segurança, muralhas e todos os aparatos que se possa imaginar. "Com a areia, é possível fazer qualquer coisa", contou Cassio, compenetrado ao subir uma das fortificações.

Lucas só ficou chateado quando, após todo o trabalho, algumas crianças derrubaram o castelo. "Tem que construir longe das pessoas."

*

DICAS PARA UMA BOA ESCULTURA DE AREIA

QUE AREIA É MELHOR?
Quanto mais fina, melhor. Para saber se os grãos da praia são os ideais para a construção, aperte um bolinho na mão –se a areia ficar toda juntinha, isso é um bom sinal.

ONDE FAZER?
Opte pelo trecho em que a areia é seca, pois a estrutura do castelo ficará mais resistente. Também escolha áreas mais vazias, para que outros banhistas não estraguem a brincadeira.

PODE USAR ÁGUA?
Use areia molhada, mas não, já que isso pode danificar as estruturas. Uma boa proporção é meio balde de água para meio balde de areia. Isso forma uma pasta ideal.

NO CALOR É MELHOR?
Com o sol muito quente, a areia seca mais rapidamente. Uma solução é usar um spray para borrifar água no castelo em construção. Isso ajuda o bloco a ter mais sustentação.

COMO COMEÇAR?
Crie um bloco de areia maciço e compacto, do tamanho que desejar. A partir dele, faça o castelo de cima para baixo, conforme o projeto. Construa torres, muros, pontes...

QUAIS FERRAMENTAS?
Use um palito de dentes para fazer os detalhes, uma pá para escavar e baldinhos para carregar areia e água (alguns já são moldes de castelos). Decore com conchinhas.

QUAL CASTELO?
Antes de tudo, é importante decidir o tipo de castelo. Que tal, antes de ir à praia, pesquisar um modelo na internet e imprimir? Vai ser mais fácil levantar o prédio com a figura.


Endereço da página:

Links no texto: