Folha de S. Paulo


'Aprendi a desfilar com minha tia', diz sobrinha de Gisele Bündchen de 9 anos

A gaúcha Duda Bündchen, 9, diz que descobriu como posar para fotos praticamente sozinha, na frente do espelho. Mas, nas passarelas, teve um empurrãozinho: "Aprendi olhando a minha tia, às vezes ao vivo e às vezes pela TV."

Ela é filha de uma das cinco irmãs da modelo Gisele Bündchen, a empresária Raquel Bündchen, e começou a modelar com apenas três anos, quando fez seu primeiro ensaio de fotos para uma revista.

Segundo o pai, Paulo Borges, a família só divulgou o sobrenome de Duda em seu segundo trabalho. "Foi quando as marcas começaram a vir falar conosco", conta ele.

Como ela normalmente é procurada pelas empresas, não é agenciada –o que é comum no caso de outras crianças modelos. Ela faz menos de um trabalho por mês e já teve acompanhamento psicológico, de acordo com o pai.

Além da escola, Duda tem que conciliar a atividade com outras oito aulas que faz, incluindo balé, estilismo e robótica. "Quando eu saio mais cedo do colégio, levo as lições para casa e entrego no dia seguinte", diz.

Em entrevista à Folha por telefone, ela contou o que acha de ser modelo.

*

Folhinha - Como você começou a modelar?
Duda Bündchen - Fui convidada para fazer um editorial e meus pais me levaram. Daí eu gostei e o resultado foi bom, então eles deram outra oportunidade e me chamaram para outros trabalhos.

Por que quis ser modelo?
Adorava tirar fotos, então pensei que poderia ser muito legal. E foi.

Como aprendeu a ser modelo? Você treina?
No começo eu treinava as fotos na frente do espelho. Meus pais me aconselhavam, mas eu pensava em algumas poses. A desfilar eu aprendi olhando a minha tia, às vezes ao vivo e às vezes pela TV. Ela me falou como andar, como desfilar e ensinou as melhores poses.

Como você se prepara para as fotos ou comerciais?
Me arrumo, escovo meus dentes, vou para o carro e vou para o estúdio. Quando é de tarde, saio mais cedo da escola. O Edu [Eduardo Santos, assessor de imprensa] está sempre lá na porta me esperando. Daí a gente conhece todo mundo, começa a brincar com o pessoal que faz as fotos, os maquiadores. Da última vez, o maquiador colocou um chapéu de vaca [risos]. São sempre adultos, nunca tem crianças.

Como se sente quando está na frente das câmeras?
Penso que tudo vai sair bem, fico supertranquila. Já fiquei nervosa, quando tinha três ou quatro anos, mas não lembro direito.

Como você se vê nas fotos? Acha que fica parecendo mais velha ou não?
Eu acho que tenho cara da minha idade. Não acho que fico diferente.

Você gosta de se enfeitar todos os dias ou só se arruma quando vai trabalhar?
Gosto de me enfeitar todo dia, mas não com maquiagem. Gosto de sair com vestidinhos, cabelo arrumadinho. Faço rabo, trança ou deixo solto. E passo esmalte. Minha cor preferida é azul.

Você já está acostumada a dar entrevistas?
Mais ou menos. É trilegal!

Como é na escola? Seus amigos comentam sobre você ser conhecida?
Normal. As pessoas que eu não conheço não comentam. Meus amigos comentam, mas são tantas coisas que eu não lembro.

Qual é a parte legal de ser conhecida?
Não sei.

E a parte chata?
Nenhuma.

Como é a sua rotina?
Faço balé, jazz, tênis, natação, teatro, ginástica olímpica, estilismo e aula de robótica. Aprendo o que é velocidade da luz, aprendo como fazer carros, motos...

Como concilia o trabalho como modelo com a escola e todas essas atividades?
Quando eu saio mais cedo levo atividades da escola para casa e entrego no dia seguinte.

Qual é a coisa que você mais gosta de fazer?
São tantas que não sei dizer uma. Ah, me lembrei. Tirar foto. Não, não. Ficar com a minha família e com os meus amigos.

Qual é o seu sonho?
Acho que o que acontece já é um sonho, a minha vida inteira é um sonho. Minha vida toda é perfeita. Eu também fico triste, claro, mas até quando fico triste acaba virando alegria.

E como você faz isso?
Quando tu tiver triste, arruma alguma coisa que tu gosta, aí tu fica feliz. Eu, por exemplo, brinco com os meus amigos, peço pro meu pai ou minha mãe brincarem comigo com os brinquedos antigos. Gosto do Topo Gigio do meu pai, do carro de brinquedo da minha mãe, de boneca... E também gosto de jogar bola, sou goleira.

O que quer ser quando crescer?
Não sei ainda.

Será que a gente poderia parar por aqui? É que eu estou atrasada para a aula.


Endereço da página:

Links no texto: