Folha de S. Paulo


Obra de Lina Bo Bardi é apresentada para crianças em livro infantil

Reprodução
Ilustração do Sesc Pompeia do livro
Ilustração do Sesc Pompeia do livro "A Cidadela", sobre a arquiteta Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi morreu em 1992, mas ainda vive no horizonte de São Paulo. A arquiteta italiana, que mudou-se para o Brasil em 1946, é autora de prédios-símbolo da cidade, como o Masp, o teatro Oficina, a Casa de Vidro e o Sesc Pompeia.

É a história da artista e deste último edifício que o livro "A Cidadela" apresenta para crianças. Com ilustrações delicadas e coloridas, ele mostra como uma fábrica abandonada de tambores e depois de carcaças de geladeiras transformou-se em um centro cultural no bairro da Pompeia.

Pisos, paredes, telhados, cimentos e tubulações transformam-se na história em elementos lúdicos para o leitor, que acompanha o trabalho de Lina na recuperação dos galpões da antiga fábrica e na construção dos prédios de concreto que mudaram a vista do local –e hoje abrigam quadras poliesportivas e outras instalações do Sesc.

Por ser um local de calma no meio da cidade, livre dos carros e da correria de São Paulo, onde visitantes e crianças podiam caminhar e brincar tranquilamente, Lina Bo Bardi chamou esse lugar de Cidadela da Liberdade –nome que dá título ao livro.

A obra será lançada neste domingo (6), às 12h, no próprio Sesc Pompeia. A história é a primeira da Arranha Céu, da editora C4, que apresentará outras obras de grandes nomes da arquitetura brasileira para crianças.

Reprodução
Ilustração do livro
Ilustração do livro "A Cidadela", sobre a construção do Sesc Pompeia
Reprodução

"A CIDADELA"
AUTORES Baba Vacaro, Daniel Almeida e Rogério Trentini
EDITORA C4
PREÇO R$ 20
INDICAÇÃO a partir de 6 anos
LANÇAMENTO domingo (6), às 12h, no Sesc Pompeia (r. Clélia, 93)


Endereço da página: