Folha de S. Paulo


Famoso na década de 1980, personagem Fofão lança DVD

Sucesso nos anos 1980 e 1990, o personagem Fofão vai lançar o novo DVD "#FofãoForever" (Fofão para sempre, em tradução livre).

O disco deve chegar às lojas no início de dezembro e terá o hit "Superfantástico" entre suas dez canções, em versões repaginadas.

Criado e interpretado por Orival Pessini, 71, o personagem é uma mistura de cachorro, porco, urso e palhaço, e foi inspirado no filme "E.T. - O Extraterrestre".

"O Boni [José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, diretor geral da Rede Globo] me pediu para criar um personagem para o programa infantil 'Balão Mágico' e eu não tinha a menor ideia, porque só fazia personagens adultos", disse Pessini à "Folhinha" quando o personagem completou 30 anos, em 2013.

"Então me lembrei do filme 'E.T.', que é um bicho feio, a cabeça parece um pé ao contrário, mas que na época era um sucesso e as crianças adoravam."

O ator já havia interpretado os macacos Sócrates e Charles e mais tarde passou pela "Escolinha do Professor Raimundo".

Neste ano, participou do longa "Carrossel - O Filme", interpretando o dono do acampamento fictício Panapaná, onde os alunos do Colégio Mundial vão passar as férias.

Diretamente da Fofolândia, o alienígena estreou no programa da Globo em 1983, ao lado da menina de seis anos Simony e de Cascatinha. Uma das marcas de Fofão era trocar as sílabas das palavras.

Com o fim da atração, ele ganhou um programa próprio, o "TV Fofão", na Rede Bandeirantes, que durou de 1987 a 1989 –e foi exibido na CNT/Gazeta, atual TV Gazeta, até 1997.

Apesar de não estar mais nas telinhas, Fofão ainda se apresenta em shows e eventos e tem um canal no YouTube. Continua lançando projetos musicais, bonecos, games e desenhos, como fez na época de sucesso do programa.

*

A canção "Som e Fantasia", que estará no novo DVD, foi tema da abertura do programa "TV Fofão" e faz parte do álbum de 1986 de mesmo nome.

Ouça a música "Som e Fantasia"


Endereço da página:

Links no texto: