Folha de S. Paulo


Irmãos misturam folk, rock e indie e quase tocaram no Lollapalooza

Há alguns anos, a ideia de ser músico nem passava pela cabeça dos irmãos Mariana, 12, e Cauan, 15.

"Eu era um desafinado, mas meu pai me colocou na aula de canto. Aí percebi que tinha futuro", diz o garoto que, assim como a caçula, hoje usa o sobrenome artístico Jolt.

O nome é o mesmo da banda que os dois criaram no ano passado com mais quatro músicos adultos em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O grupo mistura ritmos como folk, rock experimental, pop e indie rock.

"Resolvemos gravar algumas músicas em casa, e o câmera que contratamos disse que tocava bateria. Ele se ofereceu a entrar para o grupo e, depois disso, encontramos os outros integrantes", conta Cauan.

Nesta segunda (25), eles lançaram na internet seu primeiro EP (sigla de "extended play"), chamado "Keep On". Na prática, é um CD com menos músicas –que está disponível fisicamente para venda desde agosto.

Eles costumam cantar em escolas e shoppings, para crianças, adolescentes e adultos: "Algumas crianças falam que também queriam ter uma banda, tocar guitarra. Aí eu explico que tem que se dedicar", diz Mariana.

Os ensaios com a banda completa acontecem normalmente aos finais de semana, para não atrapalhar o colégio.

"Desde que a gente começou, eu virei outra pessoa. Não sou mais aquela menininha que saía da escola e só fazia as lições de casa. Agora também ensaio, 'tiro' as músicas, faço exercícios vocais." Quando vai para a fazenda da família, ela também costuma cantar enquanto corre, para treinar a respiração.

Em 2014, a garota se apresentou sozinha no Kidzapalooza, a versão infantil do festival Lollapalooza. A banda também quase cantou no evento em março deste ano, quando ficou entre as finalistas de uma competição que levaria o vencedor para tocar em um dos palcos.

Mariana ajuda a compor algumas músicas, quase todas em inglês: "O Cauan ajuda mais, porque ele já sabe falar um pouco melhor". Para se inspirar, ela gosta de ouvir as cantoras norte-americanas Aretha Franklin, Christina Aguilera e Joss Stone: "Cada um da banda tem suas influências, essas são as minhas".

Assista ao primeiro clipe da banda

A Jolt divulgou seu primeiro clipe na semana passada (assista acima), e planeja lançar um DVD até o final do ano. Mas Mariana e Cauan não pretendem parar por aí.

"Antes, falava que queria ser dentista igual à minha mãe, mas agora quero continuar com a banda. O plano A é estudar, fazer faculdade. O plano B é a música", explica a menina.

"Meu pai sempre me ensinou a ser positivo. Fico sonhando alto, pensando na gente cantando com um monte de gente. Imagina tocar com o John Mayer!", diz Cauan.

PARA CONFERIR

Próximo 'pocket show' da banda Jolt
ONDE Parque Dom Pedro Shopping (loja Fnac) - av. Guilherme Campos, 500, Campinas
QUANDO 30 de outubro, 19h30
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: