Folha de S. Paulo


Keith Richards lança livro infantil; você conhece os Rolling Stones?

Keith Richards é um inglês de 71 anos que é avô de cinco netos.

Ele também é guitarrista dos Rolling Stones, a maior banda de rock do mundo. Desde 1962 ele faz shows e grava discos. Agora resolveu contar em livro uma história muito importante. Tanto que, se o que ele conta não tivesse acontecido, ele talvez não se tornasse um músico famoso.

No livro "Gus e Eu", Richards fala de seu avô. O Gus do título era Theodore Augustus Dupree, um músico bem talentoso, que tocava piano, violão, violino e saxofone. O neto Keith gostava de visitá-lo porque os dois sempre saíam para passear com o cachorro Sir Thompson Wooft.

O avô levava o neto a lugares incríveis, como uma grande loja de instrumentos musicais. Keith queria muito aprender a tocar alguma coisa, mas seu maior sonho era o violão do avô, que ficava sobre o piano –numa altura que o garoto não conseguia alcançar.

Gus e Eu
Keith Richards, Barnaby Harris e Bill Shapiro
l
Comprar

O livro fala sobre a amizade dos dois e mostra como Keith ganhou o violão.

Para ficar em família, as ilustrações do livro são de Theodora, uma dos cinco filhos de Keith (o nome dela homenageia o bisavô).

O texto é gostoso de ler. Keith Richards não é só talentoso como roqueiro, é também um bom contador de histórias.

Hoje o ídolo dos Stones tem uma coleção de 350 guitarras. Mas nela tem um lugar especial para o violão do velho Gus.

NA BOCA DO POVO

Na década de 1960, duas bandas inglesas se tornaram os maiores grupos de rock da época: os Beatles e os Rolling Stones. Por causa desses caras, os jovens do mundo todo começaram a usar cabelos compridos e a montar bandas com amigos.

Cada grupo tinha uma ótima dupla de compositores: John Lennon e Paul McCartney, nos Beatles, e Mick Jagger e Keith Richards, nos Rolling Stones.

Os Beatles pararam em 1970. Os Stones (é assim que os fãs chamam o grupo) continuam até hoje, mesmo com os integrantes já passando dos 70 anos.

Pelo menos três álbuns do grupo aparecem sempre na lista dos melhores discos de todos os tempos: "Beggars Banquet" (1968), "Sticky Fingers" (1971) e "Exile on Main St." (1972).

A música "(I Can't Get No) Satisfaction" (dá para traduzir por "eu não me satisfaço"), composta em 1965 por Jagger e Richards, é quase um hino do rock. É impossível não gostar.

Os Stones já vieram tocar no Brasil três vezes: em 1995 (shows em São Paulo e no Rio), 1998 (de novo nas mesmas cidades) e 2006, quando se apresentaram na praia de Copacabana, no Rio, para 1 milhão de pessoas!

A banda volta ao país em fevereiro, para dois shows no novo estádio do Palmeiras, em São Paulo.

A BANDA EM NÚMEROS

22 discos gravados
Mas há vários outros lançados com seus sucessos ou gravações de shows.

220 milhões de discos vendidos
Menos apenas que os Beatles (mais de 300 milhões), Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna (mais de 250 milhões cada um).

3 visitas ao Brasil
em 1995, 1998 e 2006; vão voltar em fevereiro de 2016 a São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: