Folha de S. Paulo


Sem computação gráfica, estúdio faz sucesso com filmes feitos à mão

A perfeição e o sucesso gigantesco de "Toy Story" (1995), primeiro desenho animado todo feito em computador, foi uma revolução no jeito de fazer filmes.

Muita gente pensou que as técnicas do passado, com desenhos feitos à mão e movimentos de bonecos, iriam logo desaparecer.

Mas o sucesso de "A Fuga das Galinhas" (2000) e seu bando de personagens de massinhas mostrou que o futuro nem sempre precisa apagar o passado.

Os curtas "As Calças Erradas" e "O Fio da Navalha" –feitos pouco tempo antes pelos mesmos artistas que criaram o filme das galinhas no estúdio Aardman– ganharam muitos prêmios. Assim eles descobriram que poderiam melhorar ainda mais seus trabalhos (veja acima filmes da produtora).

Em 2005, o desenho "Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais" deu certo de novo e todo mundo quis vê-lo. Mas quando os criadores usaram só computadores para fazer a animação "Por Água Abaixo" (2006), muita gente achou que não tinha ficado tão legal.

Então, os produtores da Aardman decidiram retomar a técnica antiga com o filme "Piratas Pirados!". Lançado há três anos, em 2012, foi um sucesso.

"Shaun, o Carneiro" também usa a stop-motion e confirma que é melhor mesmo não mexer em time que está ganhando.

Shaun, o Carneiro - Modelagem por Ellie Weston


Endereço da página:

Links no texto: