Folha de S. Paulo


'Crianças ainda gostam de cantigas', diz Palavra Cantada, que lança DVD

Para Sandra Peres, da dupla Palavra Cantada, mesmo num mundo cada vez mais tecnológico, as canções folclóricas continuam populares entre crianças. "Elas sempre cantam junto. Acabam aprendendo as letras na escola", diz a cantora.

Nesta terça (1º), chega às lojas o novo DVD da dupla, "Cantigas de Roda", com clássicos como "A Canoa Virou", "A Barata" e "Pombinha Branca".

A obra relança dez músicas de um CD homônimo, gravado em 1996 e composto de cantigas tradicionais do país. "São músicas presentes na nossa própria infância, que nossos pais cantavam para a gente", explica Sandra.

Veja vídeo

As canções e parlendas são de domínio público e foram adaptadas na época por ela e por Paulo Tatit. Mas, desta vez, vêm acompanhadas de clipes animados, feitos por doze artistas e coordenados pela ilustradora Cecilia Esteves.

"Atualmente, tanto adultos como crianças são muito motivados pela imagem ou pelo vídeo, por isso estamos procurando inserir esse tipo de linguagem", afirma a cantora.

CRIANÇA É CRIANÇA

Os ingressos para os shows de lançamento do "Cantigas Roda", que aconteceram durante o mês de julho em São Paulo, se esgotaram em cerca de uma hora nas unidades do Sesc.

Agora, o Palavra Cantada tem apresentações marcadas nas cidades de Ribeirão Preto, Santos, Rio e Goiânia, e só volta para São Paulo no dia 18 de outubro, no Espaço das Américas (zona norte).

Segundo Sandra, a recepção das músicas tradicionais é a mesma em todos as regiões do país: "Criança é criança em qualquer lugar", diz.

A dupla, que completou 20 anos em 2014, vendeu 4, 5 milhões de unidades de CDs e DVDs durante a carreira. Até o fim do ano, pretende lançar um novo DVD para crianças de 2 a 5 anos, o "Brincadeirinhas Musicais".

PARA CONFERIR

DVD "Cantigas de Roda"
QUANDO a partir desta terça (1º)
ONDE Saraiva, Livraria Cultura, Fnac e outras lojas
QUANTO R$ 32,90

Colaborou JÚLIA BARBON


Endereço da página:

Links no texto: