Folha de S. Paulo


Há 20 anos, 'Os Trapalhões' deixava de ser exibido na TV; veja 7 curiosidades

A bebida, ou o "mé", estava sempre presente. Mulheres de biquíni não eram raras. Os personagens não paravam um segundo de fazer bullying uns com os outros, às vezes até com arma de fogo.

Com elementos que hoje seriam impensáveis em programas infantis, "Os Trapalhões" fizeram enorme sucesso entre crianças até a década de 1990. Há exatos 20 anos, em 27 de agosto de 1995, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias deixaram a TV, e o programa dos quatro Trapalhões deixou de ser exibido.

Para Renato Aragão, que deu vida a Didi, o programa receberia críticas se fosse exibido hoje. "Acredito que sim, mas não tínhamos a intenção de ofender ninguém. Era um humor circense e ingênuo", disse à Folha por e-mail.

A série foi criada em 1966, na TV Excelsior, sob o nome de "Adoráveis Trapalhões". Depois, os quatro palhaços passaram pela TV Record, Tupi e Globo, onde estrelaram um programa até 1995. Nele, os quatro personagens passavam por situações engraçadas do dia a dia.

Um dos motivos que levaram ao sucesso entre crianças era a falta de opções de programas infantis, opina Juliano Barreto, que escreveu o livro "Mussum Forévis: Samba, Mé e Trapalhões". "A opção dos pais era colocar o filho para assistir ao programa junto com eles" diz.

Barreto divide o humor dos Trapalhões em dois. "Tinha aquele mais escrachado, do balde de água na cabeça, que fazia a criança rir. Mas havia também um mais elaborado, que só o adulto entendia".

*

VEJA SETE CURIOSIDADES SOBRE O PROGRAMA

1. Duradouro
Das 10 maiores bilheterias do cinema nacional, quatro ainda pertencem aos Trapalhões (os dados da Ancine levam em consideração as bilheterias até 2014). O filme mais bem posicionado, na quinta posição geral, é "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão", de 1977, que levou mais de 5,7 milhões de espectadores aos cinemas.

2. Forévis
O jeito que o Mussum falava, atualmente popular na internet, foi uma sugestão do também humorista Chico Anysio (1931-2012). Mussum era músico dos "Originais do Samba", e, no meio dos shows, costumava fazer algumas piadas. Chico Anysio viu, gostou e convidou-o para participar do programa "Escolinha do Professor Raimundo". O futuro Trapalhão disse que não conseguia decorar textos longos, mas Chico Anysio prometeu criar para ele um personagem fácil, que só respondesse com falas curtas, terminadas em "is". Assim nasceu o linguajar que daria origem a "Cacildis" e "Forévis".

3. Aposta certa
Foi Dedé quem chamou Mussum, de quem já era amigo, para integrar o quarteto. A resposta foi: "Não sou humorista, sou tocador de reco-reco". Dedé respondeu: "Você é um grande comediante, só não sabe disso".

4. Marketing
Com o enorme sucesso na TV e no cinema, os Trapalhões licenciaram produtos como brinquedos, gibis, alimentos, roupas e até talheres.

5. Reprises
Apesar de sair do ar em 1995, os Trapalhões foram reprisados algumas vezes na Globo, como em 1999, dentro do programa "Angel Mix", da Angélica.

6. Didi também é cearense
O início da carreira de Renato Aragão na televisão foi em seu próprio Estado, na TV Ceará, onde trabalhou de 1960 a 1963. Foi por lá que deu origem a Didi, o personagem que o consagraria.  

7. Mortes
Quando o programa deixou de ser produzido, em 1995, já estava desfalcado de dois integrantes. Zacarias morreu em 1990, de insuficiência respiratória, e Mussum em 1994, de problemas cardíacos.

Relembre aqui a carreira de Zacarias.


Endereço da página:

Links no texto: