Folha de S. Paulo


Apesar da fama de esporte violento, rugby pode ser seguro; veja dicas

Após 92 anos de ausência, o rugby vai voltar à Olimpíada –será disputado nos Jogos do Rio, em 2016; a última participação havia sido em Paris, em 1924.

Apesar de ser um esporte em crescimento no país, ele ainda tem fama de ser violento e de machucar os competidores (conheça crianças que jogam).

Isso porque o objetivo é chegar com a bola até o fim do campo adversário. E, para evitar que isso aconteça, a defesa pode agarrar e derrubar os jogadores.

"O rugby pode machucar como qualquer outro esporte. O importante é ter supervisão", afirma Gustavo Foronda, pediatra do Hospital Albert Einstein.

Para garantir a segurança das crianças, as regras são adaptadas: a bola é mais leve, o campo é menor e as partidas são mais curtas, por exemplo.

Já na hora de "tacklear", ou seja, derrubar o adversário no chão, a recomendação é cair com o colega. Assim o impacto é menor.

Essa é uma das jogadas favoritas de Peter Thomsen, 8, que treina no São Paulo Athletic Club. O menino é difícil de ser derrubado. "É que sou bom em driblar", garante.

Lucas Frigo, 12, gosta de correr com a bola. "Ninguém me pega", diz o garoto, que já ganhou apelidos como Muralha, Touro sem Chifre e Trem Bala.

*

5 DICAS DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS NO RUGBY

1. Quando derrubar o adversário, caia junto. Assim o impacto é menor

2. Mire sempre o quadril do oponente na hora de bloqueá-lo; nunca o rosto

3. Quando estiver no chão, sempre solte a bola

4. Modere a força usada

5. Jogue com protetor bucal. Eles custam cerca de R$ 20


Endereço da página:

Links no texto: