Folha de S. Paulo


Como surgiu o mundo? Contos da África contam essa e outras histórias

No sul de Angola e norte da Namíbia habita o povo San. A palavra "san", significa "pessoa". Vivendo da caça com arco e flecha, da colheita dos frutos e mel, trata-se de uma tradição muito antiga. A fala é marcada pelo som de estalidos, o vestuário é simples. Assim dizem os San: "as histórias e as canções são como o vento: quando chegam, a gente as sente no corpo".

Quando as crianças do povo San descansam sob o luar, lindas histórias lhes são contadas. Zetho Cunha Gonçalves, escritor angolano, narrou uma delas: a história de Dima, o passarinho que criou o mundo.

No início de tudo, havia apenas um fogo sem labaredas que não queimava e tinha a forma de um lençol enorme. Um dia, o fogo começou a dar cambalhotas e assim nasceu o ar. Em seguida, surgiram dois ovos gigantes. Dima e Txikungulo, dois pássaros mágicos e poderosos, os primeiros habitantes do universo.

As instigantes aventuras de Dima, o passarinho comedor de estrelas pertence à história de abertura da antologia de contos de países de língua portuguesa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-leste (veja mais 5 livros sobre a cultura africana).

Embora o idioma seja o mesmo, cada narrador puxa um fio de história por meio do qual se consegue perceber diferentes maneiras de fazer crescer a imaginação ao provocar a sensação de encantamento, mistério e magia. Ao final de cada conto, os escritores convidados compartilham de seus segredos revelando mais detalhes sobre os personagens e suas diferentes tradições.

Divulgação

Ilustrado por Angelo Abu, o livro é povoado de imagens de impacto e grande beleza.

"DIMA, O PASSARINHO QUE CRIOU O MUNDO"
AUTOR Diversos (Organização Zetho Cunha Gonçalves)
EDITORA Melhoramentos
PREÇO R$ 44

HELOISA PRIETO é escritora de dezenas de livros para crianças e jovens


Endereço da página:

Links no texto: