Folha de S. Paulo


'Folhinha' reúne crianças guaranis para ler histórias indígenas; assista

Veja vídeo

Muito antes de serem contadas nos livros, as histórias indígenas habitavam as conversas à tardinha. Nas aldeias, elas ainda circulam de boca em boca.

É assim que, ainda hoje, acontece na aldeia guarani Krukutu, localizada em Parelheiros (zona sul de São Paulo). Ali vivem cerca de 300 pessoas.

Apesar de espremida pela cidade, a mata ao redor da aldeia é cheia de corujas que piam por lá. E foi esse piado noturno que deu ao lugar o nome de krukutu.

Mas a mata guarda outros segredos, conta o menino Robert Tupã de Oliveira, 10, aluno da escola estadual indígena Krukutu (conheça aqui a indiazinha Maitê).

Ele diz que Kamba'i está sempre por lá. Quem é ele? É uma criatura que não larga o cachimbo e protege a mata contra os que criam desordem na natureza.

"Ele é um guardião da floresta", completa Olívio Jekupé, 49, escritor guarani também vive na aldeia e escreveu vários livros, como "Ajuda do Saci – Kamba'i" (DCL; R$ 27).

Mas o menino Robert se lembra mesmo das histórias que seu pai contou sobre o Kamba'i, esse Saci dos guaranis. "Ele fala outra língua, mas meu pai entende o que ele diz."

DE PAI PARA FILHO

Robert é filho do cacique Karaí de Oliveira Paula, 31, que costuma contar aos filhos o que ouvia dos pais e avós, que, por sua vez, também contavam o que escutavam dos mais velhos.

"Cresci com as histórias do meu avô", lembra Karaí, que confirma seu encontro com o Kamba'í. "Ainda hoje existem os guardiões. A gente não vê esses protetores a olho nu, mas os pajés os veem", diz.

Ele teme, no entanto, que ultimamente seu povo esteja "perdendo um pouco o costume de contar história para as crianças".

Em aula, o escritor Olívio afirma a importância de as narrativas serem passadas de geração em geração. "Não podemos perder nossas histórias", afirma.

A convite da "Folhinha", um grupo de alunos da escola indígena Krukutu se reuniu para ler alguns dos livros indicados pela "Folhinha" (veja vídeo acima). Olívio desafia os alunos: "Peçam aos pais que contem uma história do Kamba'í".

Karaí, o cacique, diz que os livros são de grande ajuda para que as histórias tradicionais não sejam esquecidas. Podem ajudar no diálogo entre pais e filhos.

"É importante as crianças lerem as histórias registradas nesses livros. Podem perguntar e conversar com os pais sobre o que leram."

Assim, as narrativas vão continuar viajando sempre, um pouco de boca em boca, na oralidade, e um pouco de mão em mão, pelos livros que trazem as histórias indígenas.

Fotografia: FELIX LIMA | Edição CARLOS CECCONELLO


Endereço da página:

Links no texto: