Folha de S. Paulo


Cansados, ursos polares nem dão bola para convidados no Aquário de SP

O casal Aurora e Peregrino teve um dia de cão nesta terça-feira (14). Eles foram apresentados à imprensa, bombardeados por câmeras, fizeram pose para vídeos e, quando a noite chegou, não conseguiam nem pensar no evento fechado em que eram o centro das atenções. Só queriam deitar, encostar a cabeça em alguma pedra e descansar.

Os pombinhos, dois ursos polares vindos da Rússia, são os novos moradores do Aquário de São Paulo, que irá abrir ao público uma nova ala nesta quinta-feira (16).

"Eles brincaram o dia todo. Como está de noite, devem estar cansados", disse a veterinária Laura Reisfeld, que trabalha no local há sete anos.

Enquanto a profissional falava, Aurora e Peregrino nem davam bola para os convidados e andavam lentamente, olhavam para um lado, para o outro, e voltavam a se recostar em algum canto do espaçoso habitat preparado especialmente para eles. Até que deitaram e não se levantaram mais, para o desânimo dos convidados.

A história deles no Brasil é uma trajetória de cansaço. Os casal chegou ao país em dezembro, depois de enfrentar uma viagem de avião de 15 horas de Moscou até São Paulo. Segundo a veterinária, não vieram sedados nem ficaram estressados durante o voo. Mas, se uma viagem dessas é cansativa até para um ser humano, imagine na pele (e pelos) de um urso polar.

DE MUDANÇA

As negociações com o zoológico que abrigava Aurora e Peregrino duraram dois anos. O local não tinha espaço suficiente para que vivessem de forma adequada na Rússia.

Feita a reforma, os ursos dividirão a vizinhança com outros 36 novos animais de sete espécies. Entre eles, cinco cangurus (e mais dois filhotes que vivem na bolsa das mães), 13 suricatos, sete lêmures, um leão-marinho e um lobo-marinho.

Aurora e Peregrino podem ainda ganhar mais companheiros dentro de alguns meses. Como nem só de estresse vivem os ursos, eles copularam no início do ano e Aurora pode estar esperando filhotes, o que deve ser confirmado por exames dentro de alguns meses. A gestação da espécie dura entre sete e oito meses e pode gerar até três ursinhos.

Aliás, quem olha o casal quando ele está com um pouco mais de disposição não nota muita diferença entre o seu comportamento e o de crianças: eles brincam com bolas, boias e peões, nadam de barriga para cima e observam os visitantes com curiosidade.

Na hora do lanche, comem salmão e outros tipos de carne, às vezes complementados com legumes. Sempre uma vez por dia.

CASA DOS BICHOS

Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo abriga mais de 3.000 animais e cerca de 300 espécies. Desde a abertura, essa é a terceira vez que o local expande suas instalações.

No setor das florestas brasileiras, é possível conhecer filhotes de jacarés albinos, além de lagartos, iguanas e serpentes. Já o oceanário abriga tubarões e raias e, na ala dos mamíferos, mora um filhote de peixe-boi.

Outra atração do aquário é o "mergulho das sereias", em que mulheres entram nos tanques de água a caráter. Mas a apresentação é sazonal e normalmente acontece durante feriados e férias escolares.

PARA CONFERIR

Nova ala do Aquário de São Paulo
ONDE rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga
QUANDO a partir de 16 de abril, todos os dias, das 9h às 18h
QUANTO até R$ 60 (grátis até 3 anos)

Colaborou JÚLIA BARBON


Endereço da página:

Links no texto: