Folha de S. Paulo


Conheça livro infantil que Brecht escreveu sobre a Segunda Guerra

Bertolt Brecht, nascido na Alemanha, em 1898, é um dos mais importantes escritores do século 20. Ele acreditava que todas as formas de arte estavam a serviço da maior delas: a arte de viver.

Autor de peças de teatro, ele observava os jogos de invenção das crianças. Dizia que é fácil esquecer como é teatral a educação. Crescer é aprender a rir, falar, calar e chorar na hora certa. A arte do teatro, portanto, é exercida não só no palco, mas na vida.

Divulgação
Ilustração do livro
Ilustração do livro "A Cruzada das Crianças"

Brecht acreditava na sinceridade das emoções da criança, e, talvez por isso, compôs um dos mais belos textos de defesa da paz ao descrever o sofrimento de crianças órfãs que buscam refúgio durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Ele chama sua aventura de "Cruzada das Crianças". Há na Europa uma lenda medieval com esse nome, que fala de um bando de crianças que saiu pelas estradas lideradas por um menino de 12 anos. Cruzada é uma palavra que pode significar caminhada, guerra, busca de perdão.

Os perigos que as crianças enfrentam, como também os atos de coragem e solidariedade, são descritos em versos, como se fossem uma antiga música. Mas a linguagem não é difícil, pelo contrário. Os versos grudam na memória.

Divulgação

Bertolt Brecht apostava na inteligência sensível das crianças. Parar e pensar também fazem parte do prazer de ler.

"CRUZADA DAS CRIANÇAS"
AUTOR Bertolt Brecht (tradução Tercio Redondo)
EDITORA Pulo do Gato
PREÇO R$ 38
INDICAÇÃO a partir de 10 anos


Endereço da página: