Folha de S. Paulo


Disney lança novo filme da 'Cinderela'; filme também é para menino?

Você concorda que alguns filmes agradam mais a mulheres, enquanto outros são preferidos por homens? Não é uma regra universal, mas vale para muitos casos.

"Cinderela", que chega aos cinemas na próxima quinta (26), é um bom exemplo. Nos Estados Unidos, 66% do público que assistiu ao filme no primeiro fim de semana era feminino. Ou seja: de cada dez espectadores, seis ou sete eram mulheres. É bem provável que os homens da plateia fossem os seus pais, maridos ou namorados.

O conto de fadas sobre Cinderela fala de uma moça que sofre nas mãos da madrasta, depois da morte do seu pai. No fim, ela se casa com um príncipe.

Você já ouviu alguém falar que as mulheres procuram homens que sejam "príncipes encantados"? Essa expressão foi criada por causa dessa e de outras histórias parecidas, como a da Branca de Neve.

Então, você já sabe que a Disney fez o novo "Cinderela" para que mulheres de diversas idades gostassem da história, a mesma da animação de 1950.

O diretor Kenneth Branagh, que começou a carreira no teatro, produziu um filme romântico, com bons momentos de humor.

Muitas mulheres deverão gostar dos vestidos e da decoração do baile em que Cinderela (Lily James) dança com o príncipe (Richard Madden). Mas cuidado com o preconceito: é claro que homens podem gostar de "Cinderela". Eu, por exemplo, gostei, principalmente da madrasta (Cate Blanchett). No mundo em que vivemos, não tem mais essa história de homem só gostar disso e mulher daquilo. Não tem menina que joga futebol muito melhor do que menino? Pois é.


Endereço da página:

Links no texto: