Folha de S. Paulo


Cachorrão chamado Garfield na vida real é destaque de 'Belle e Sebastian'

A maior atração de "Annie" é a menina que faz o papel principal, mas o grande trunfo de "Belle e Sebastian" –em cartaz nos cinemas, só em cópias legendadas– não é o menino órfão da história.

Quem mais se destaca no filme é um cachorro enorme.

Curiosamente, na vida real ele tem nome de gato: Garfield. É da raça patou, cão pastor dos Pireneus, região montanhosa da Europa.

Ele tinha três anos e pesava 75 quilos quando foi escolhido para fazer no cinema um dos papeis de animais mais famosos da literatura francesa.

No filme, ela interpreta Belle, uma cadela que faz amizade com o menino Sebastian (Félix Bossuet) durante a 2ª Guerra Mundial, no período em que a França foi ocupada por tropas alemãs.

No início da história, os moradores da região querem matar Belle porque pensam que ela é selvagem e ataca os seus animais durante a noite.

Na verdade, os responsáveis pelos ataques são outros. Sebastian é o único que acredita na inocência da cadela. E, claro, os dois se tornam amigos.

A região onde eles vivem, nos Alpes, é usada para a fuga de franceses do país. Por isso, os soldados alemães vigiam o lugar. Todos os moradores têm medo deles.

O que a Belle tem a ver com essa história de fuga e perseguição no meio da neve? Muita coisa. Vilã no início, ela vai se transformar em heroína no final.

POP

Os personagens do menino órfão e da sua cadela foram criados pela atriz e escritora francesa Cécile Aubry (1928-2010) em uma série de livros infantojuvenis que virou seriado de TV em 1965.

No Japão, as histórias deram origem a anime (desenho animado), em 1980.

A popularidade desses personagens é tão grande que uma banda escocesa de música resolveu adotar, em 1996, o nome de Belle and Sebastian.


Endereço da página:

Links no texto: