Folha de S. Paulo


'Annie' traz garota indicada ao Oscar no papel de órfã encantadora

Se você não gosta de musicais, aqueles filmes em que os personagens de repente começam a cantar e a dançar, "Annie" –já em cartaz nos cinemas, só em cópias dubladas– pode ser uma chatice sem fim.

Mas, se gosta desse gênero, vale a pena arriscar. Para começar, a atriz principal dá um show: Quvenzhané Wallis (pronuncia-se "Quivenzénei Uólis"), que hoje tem 11 anos.

Vamos chamá-la por um de seus apelidos, Nazie. Aos nove anos de idade, ela entrou para a história como a mais jovem indicada ao Oscar de melhor atriz, por "Indomável Sonhadora".

Em "Annie", Nazie interpreta uma órfã do Harlem, um bairro pobre de Nova York (Estados Unidos). Ela vive em companhia de outras meninas, sob os cuidados de uma guardiã (Cameron Diaz) que as trata mal.

Annie não perdeu a esperança de reencontrar seus pais (eles não teriam morrido e sim a abandonado quando pequena). Mas quem aparece na sua vida, por acidente, é um milionário (Jamie Foxx), candidato a prefeito.

Depois desse encontro, ela fica bem conhecida na TV e nas redes sociais da internet. Mas será que a fama vai deixá-la feliz?

A história original da órfã foi inventada em 1924 para uma tira (quadrinhos) de jornal. Em 1977, virou espetáculo musical de teatro. Três filmes sobre ela já haviam sido feitos, em 1932, 1938 e 1982.

Mas é a primeira vez que uma atriz negra interpreta Annie no cinema. Ótima escolha! Em geral, as meninas protagonistas dos filmes são brancas, como as de "Frozen".

Por causa disso, um monte de garotas quer ser loira de cabelo liso, como as princesas que veem no cinema. Muitas das mães dessas meninas também pensam que essa é a beleza "certa".

Tomara que, depois de assistir a "Annie", elas mudem de ideia e percebam que há vários jeitos de ser bonita.

Além de ser linda, Annie é querida por todos porque torna mais alegre a vida das pessoas que a conhecem. É outro tipo de beleza, a mais especial, certo?

*

A ATRIZ DE NOME DIFÍCIL

A atriz Quvenzhané Wallis (para os íntimos, Nazie) se considera parecida com a personagem Annie. "Eu amo a visão otimista que ela tem da vida", disse, no material de divulgação do filme. "A Annie é muito confiante e tem uma experiência da vida nas ruas. Tem um lado agressivo que é necessário para que ela sobreviva em Nova York."

Aliás, achou o nome dela difícil? A família toda é assim. Os pais se chamam Venjie e Qulyndreia. Os irmãos: Qunyquekya, Vejon e Venjie Jr. Repita se for capaz!


Endereço da página:

Links no texto: