Folha de S. Paulo


Dora, a Aventureira, cresce e vai viver na cidade; leia entrevista com criadora

Nesta segunda-feira (2), no canal por assinatura Nickelodeon, estreia a animação "Dora e Seus Amigos: Na Cidade". A série traz as histórias de uma velha conhecida das crianças: Dora, a Aventureira, criada por Chris Gifford e Valerie Walsh Valdes.

Antes uma garotinha de cerca de seis anos, Dora cresceu e chegou aos dez anos de idade. Ela também se mudou e vive agora na cidade de Praia Verde, onde vai à escola e tem os novos amigos Kate, Naiya, Emma, Alana e Paulo, que como Dora, adoram explorar e aprender coisas novas.

Apesar das mudanças na vida da aventureira, a fórmula do desenho, que busca trazer informações educativas para crianças, continua a mesma. Dora fala frases em inglês e espanhol, usa referências da cultura pop e procura sempre ajudar a comunidade em que vive.

Seu inseparável Mapa, que ajudava durante as viagens da garota, agora é um aplicativo no seu smartphone.

A "Folhinha" conversou por telefone com Valerie Walsh Valdes, criadora e produtora de "Dora e Seus Amigos: Na Cidade". Ela deu dicas do que o público pode esperar dessa nova fase da vida da aventureira. Confira abaixo.

*

Folhinha - Antes, Dora tinha cerca de seis anos, a mesma idade que seu público-alvo. Você acha que as crianças vão continuar se identificando com a personagem?
Valerie Walsh Valdes - Eu tenho uma filha de quatro anos, a Olive, que assistiu a um novo episódio e ela continuou vendo a Dora do mesmo jeito, então não acho que o público vai estranhar essa mudança dela.

Que tipo de aventuras vamos ver nessa nova fase?
Aventuras espetaculares, cheias de ação e informação. E Dora terá sempre a companhia de seus novos amigos humanos.

Dora agora tem vários novos amigos que são humanos. O que aconteceu com Botas, o macaco que era seu companheiro?
Eu não posso adiantar muitos detalhes do que vai acontecer, mas quando a Dora sair da cidade onde ela vive e for visitar a floresta, irá se encontrar com muitos de seus antigos amigos, pode apostar.

A Dora agora tem celular. Ela virou uma garota 'high-tec'?
A Dora é uma menina do mundo moderno. Ela usa o celular para falar com os amigos e planejar encontros. O Mapa que ela utilizava para orientar as suas aventuras continua existindo, só que agora ele está dentro de um aplicativo de celular.

PARA CONFERIR

Dora e Seus Amigos: Na Cidade
Quando segunda-feira (2), às 8h30 (um novo episódio por semana)
Onde Nickelodeon


Endereço da página:

Links no texto: