Folha de S. Paulo


Crianças indicam brincadeiras para passar as férias longe dos eletrônicos

Assim que começam as férias, as amigas Marcella Marques, 10, e Laura Lopes, 9, desligam a TV, deixam o celular de lado e encontram os amigos do condomínio onde moram, na zona sul de São Paulo, para brincar de pega-pega, esconde-esconde e outras atividades ao ar livre.

"Televisão e computador são perda de tempo. É mais divertido ficar na piscina", diz Marcella. "Cansa ficar em casa no calor", concorda Laura.

Enquanto 46% das crianças brasileiras acessam a internet todos os dias, segundo uma pesquisa da Safernet de 2013 feita com meninos e meninas de 9 a 12 anos de todo o país, muitas ainda preferem a diversão longe das telas. "Até esqueço onde está meu celular enquanto ando de skate", conta Leonardo Kohn, 12.

Para Rosa Farah, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, o contato com as tecnologias é importante, mas é preciso limites. "Tem que ter hora para correr e brincar. Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora e o raciocínio", diz.

Opções de entretenimento que não sejam a TV, o computador ou o celular são fundamentais, afirma a pediatra Cristina Gutierrez. "Se a criança não tem acesso a espaços ao ar livre, vai acabar passando o dia no videogame."

Pensando nisso, surgiram o projeto Mapa do Brincar, da "Folhinha", e o livro "501 Atividades para Crianças Longe da TV" (ed. Girassol), que listam diferentes opções de brincadeiras.

"Existem muitas coisas para fazer. Eu brigo com minhas amigas que ficam até tarde no [aplicativo de celular] WhatsApp", conta Mariana Fernandes, 10.

Editoria de Arte/Folhapress

*

NA RUA

Esconde-esconde e pega-pega estão entre os passatempos favoritos de Nicolly Braga, 4, e de seus amigos. A brincadeira acontece na rua onde moram, em São Bernardo (SP). Dentro de casa, a diversão é outra. "Sempre peço para minha mãe encher bexigas com água para jogar no quintal", diz.

*

SACODE O ESQUELETO

Mexe os braços, gira o corpo e joga a bola. É assim, ensaiando coreografias de dança, que Laura, 9, (vestido estampado) e Maria Eduarda Alencar, 9, gostam de brincar durante as férias. O sonho delas é fazer sucesso no YouTube. "Se não der certo, pelo menos a gente vai se divertir", conta Maria Eduarda.

*

DIAS CHEIOS

Os irmãos Mariana, 10, e Pedro Fernandes, 8, reúnem mais de 20 crianças para brincar no prédio onde o pai mora, em São Paulo. "Principalmente cobra-cega, gato mia, pega-pega e queimada", diz o garoto. Já na casa da mãe, a diversão é o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário. "Tenho amigos que só ficam no videogame. Não entendo", fala.


Endereço da página:

Links no texto: