Folha de S. Paulo


Escritora cria pombo como bicho de estimação e escreve sobre isso em livro

Você teria coragem de criar uma pomba como bicho de estimação? A escritora Marina Colasanti teve. E conta esse episódio em "Breve História de um Pequeno Amor", que ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de 2014.

Mas o pombo dela não era nem um pouco parecido com os que vemos rastejando pelas ruas, sujos, com falhas imensas nas penas. Tom, como era chamado o passarinho, era saudável, tinha reflexos arroxeados e foi criado com todo o mimo.

"Tenho fotos do Tom pousado no meu ombro, falando no meu ouvido, recebendo comida com um palito quando era filhote", contou a autora em entrevista à "Folhinha".

O pombo apareceu recém-nascido na casa da escritora, em um ninho escondido sob o telhado. Na vida real e no livro, abandonado pela mãe, foi criado por humanos.

E foi crescendo, crescendo, arrumou uma namorada pomba, crescendo mais até que... Não vou contar o final do livro. A obra é bem diferente do que estamos acostumados a ver em histórias infantis.

Tão diferente que surge uma pulga atrás da orelha: Será que esse livro é mesmo para crianças? "Eu adoro quando essa pergunta aparece no final. É o maior atestado da qualidade de uma obra", diz Colasanti.

"Breve História" é como a vida: não tem aventuras, finais bem planejados e, muitas vezes, não tem explicação. Mas é sensível e uma grande fonte de aprendizado.

"BREVE HISTÓRIA
DE UM PEQUENO AMOR"
AUTORA Marina Colasanti
EDITORA FTD
PREÇO R$ 37,70
INDICAÇÃO a partir
de 8 anos


Endereço da página:

Links no texto: