Folha de S. Paulo


Fenômeno na internet, Manual do Mundo vira livro e programa de TV

Congelar água em um segundo, fazer bolhas de sabão gigantes ou construir um microscópio só com seringa e laser... Essas ideias não são impossíveis.

Em seu canal no YouTube, Manual do Mundo, o jornalista Iberê Thenório ensina esses e outros experimentos, que podem ser feitos em casa (muitos com a ajuda de adultos).

Editoria de Artes/Folhapress

A série de vídeos, lançada em 2008, virou um grande sucesso: Tem hoje mais de 2,5 milhões de inscritos e cerca de 360 milhões de visualizações. O projeto agora vai ser tema de uma série no Cartoon e de livro.

O passo a passo das experiências estão no recém-lançado "Manual do Mundo - 50 Experimentos Para Fazer em Casa" (Sextante, R$ 49,90), assinado por Iberê e pelo professor de química Alfredo Luis Mateus.

No Cartoon, vai inspirar "Experimentos Extraordinários", que estreia neste sábado (1º). Na série, Iberê faz papel dele mesmo no comando de um programa de TV (leia mais ao lado).

"O YouTube é uma ferramenta poderosa para ensinar ou aprender alguma coisa. Comecei com o que tinha aprendido na infância, como assobiar usando as mãos", conta Iberê.

O astro do canal de ciência recebeu, no estúdio onde faz seus vídeos (São Paulo), três crianças convidadas pela "Folhinha". Paulo Henrique Mirabile, Helena Almeida e Manis Pudja, todos com 12 anos, já participaram de competições de ciência pelo colégio Objetivo e adoram esse tipo de experimentos.

"É legal entender como funcionam as experiências. Dá para aprender sobre as substâncias químicas", diz Paulo. "Gostei mais do experimento que usa ímãs para acender uma luz", afirma Manis.

"É bonito ver um sal misturado com a água se transformar em algo que parece gelo", fala Helena.

CIÊNCIA NA TV

Veja abaixo programas famosos por abordar o universo da ciência.

Como 'O Mundo de Beakman', em que um professor (Paul Zaloom) explica como o universo funciona. A série, americana, foi ao ar entre os anos 1990 e 2010.

Ou 'X-Tudo', dos anos 1990, em que um dos quadros era dedicado a experiências científicas. Reprises do programa vão ao ar na TV Cultura.

Colaboraram GABRIELA VALDANHA e RAFAEL GÓMEZ


Endereço da página:

Links no texto: