Folha de S. Paulo


Contos de fadas assustadores são tema de livro e exposição

Uma bela rainha passa a odiar a filha quando esta completa sete anos. O motivo? A criança se tornara mais bonita do que ela.

Corroída pela inveja, a mãe manda um caçador matar a menina."Para provar que cumpriu minhas ordens, traga-me seu pulmão e seu fígado, que vou cozinhar no sal e comer", diz.

A sequência é macabra, mas se você se lembrou da madrasta do filme "Branca de Neve e os Sete Anões" não foi mera coincidência.

Séculos atrás, a saga de Branca era contada dessa maneira, que inspirou Walt Disney a fazer a primeira animação longa-metragem de seu estúdio, em 1937.

No original, Branca de Neve precisa dar duro na cozinha dos anões e fugir da morte três vezes -em uma delas, a princesa leva um tabefe (e não um beijo do príncipe).

Essa não seria uma história famosa se não fosse pelo trabalho dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, que há mais de 200 anos registraram em livro contos de fadas, tal como as pessoas contavam umas às outras desde a Idade Média.

A obra "Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos" (ed. Cosac Naify, R$ 99) virou tema de "Grimm Agreste", exposição no Sesc Interlagos que já atraiu mais de 65,5 mil visitantes e foi prorrogada até 2 de novembro.

Percorrendo quase todas as instalações do centro cultural, a mostra tem até uma floresta no salão principal, onde se pode ouvir os contos dos Grimm em cabines de áudio.

Há as versões "mais sombrias" de Branca de Neve e de outras histórias consagradas, como "A Bela Adormecida" e "Rapunzel". Mas também há as menos conhecidas, como "Rumpelstilzchen" e "A Ninfa das Águas".

Para Christine Röhrig, uma das curadoras da mostra, está ocorrendo uma retomada dos contos de fada originais, mais macabros e sombrios do que as versões conhecidas hoje.

"Os Grimm diziam que a tempestade cai para todos. Se você tem uma planta delicada, pode tirá-la da chuva, mas não impedir que chova", conta Christine.

"Eu entendi assim: As histórias estão aí. Se a criança não ouvir dos adultos, vai ouvir por conta própria. Deve-se poupá-la da violência, mas, por favor, das histórias não", diz.

Editoria de Arte/Folhapress

"CONTOS MARAVILHOSOS INFANTIS E DOMÉSTICOS"
AUTORES Jacob e Wilhelm Grimm (tradução Christine Röhrig)
EDITORA Cosac Naify
PREÇO R$ 99
INDICAÇÃO a partir de 6 anos

EXPOSIÇÃO "GRIMM AGRESTE"
QUANDO até 2/11; de quarta a domingo, das 10h às 16h30
ONDE Sesc Interlagos - av. Manuel Alves Soares, 1.100; tel. (11) 5662-9500
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: