Folha de S. Paulo


Beatriz, 9, corta cabelo para ajudar paciente com câncer; leia entrevista

Depois de assistir em uma programa de televisão a uma matéria sobre doação de cabelos para pacientes com câncer, Beatriz Barreto, 9, não pensou duas vezes. Resolveu que iria cortar suas próprias madeixas e doá-las para que fossem transformadas em peruca.

"A reportagem falava: Por que jogar cabelo fora se tem gente precisando? Aí eu quis doar", contou, por telefone, à "Folhinha". "A menina que tinha câncer estava sorrindo com a peruca, então eu pensei: se eu for doar e ela ficar feliz desse jeito, quero fazer isso."

Arquivo pessoal
Beatriz De Gani
Beatriz De Gani, que cortou o cabelo para doar para crianças com câncer

A queda de cabelo é um dos efeitos colaterais da quimioterapia. O tratamento contra o câncer impede a divisão das células que dão origem ao cabelo e, por isso, os fios caem.

ONGs que promovem a doação de fios, como a Cabelegria, que iniciou suas atividades em novembro de 2013, tem ganhado cada vez mais força (confira abaixo como ajudar). Segundo o site oficial, o projeto conta com mais de 7.500 doações de todo o Brasil.

Depois de ver a reportagem, Beatriz ligou para mãe, Silvia, e o restante da família para contar que queria cortar o cabelo. "Minha mãe me perguntou se eu tinha certeza, e eu disse que sim", diz.

O tamanho do corte varia de acordo com a pessoa a que se destina: se é para crianças ou adultos. Para doar para a ONG Cabelegria, que arrecada cabelo para produção de perucas para crianças, o mínimo são 10 centímetros. Se o doador quiser ajudar a Associação de Combate ao Câncer de Barretos a fazer perucas para mulheres, deverá cortar no mínimo 21 centímetros.

"Não lembrava de ter cortado meu cabelo tão curto antes, mas gostei do resultado", afirma Beatriz, que doou seus fios para uma criança.

Com seu cabelo, Beatriz pretende enviar uma cartinha para apresentar sua história a quem receber sua peruca. "Vou contar que tenho nove anos e que fiz isso porque vi em uma reportagem. Espero que a pessoa seja feliz com meu cabelo."

"Deve ser triste ficar careca. Acho que quem receber vai ficar feliz não só pela peruca, mas principalmente pela ação de doar. Quero que essa criança seja feliz como eu sou", explica.

Confira abaixo como você pode ajudar.

*

COMO DOAR

Regras:

- Qualquer tipo de cabelo, mesmo que tenha química.
- Amarre bem firme o cabelo antes de cortar, para facilitar o manuseio.
- Coloque o cabelo seco em um saco plástico.

Cabelegria
- Ter comprimento de no mínimo 10 centímetros
ONDE av. Parada Pinto, 3420, bloco 06 - apto 33
São Paulo - SP

Rapunzel Solidária
- Ter comprimento de no mínimo 15 centímetros
ONDE al. dos Maracatins, 976
São Paulo - SP

Associação Voluntário de Combate ao Câncer de Barretos
- Ter comprimento de no mínimo 21 centímetros
ONDE av. Paulo de Matos Leandro, 1.357
Barretos - SP


Endereço da página: