Folha de S. Paulo


Zorro completa 95 anos hoje; relembre a trajetória do mascarado

Zorro, o herói mascarado que ficou famoso por lutar contra as injustiças completa 95 anos neste sábado (9).

O personagem apareceu pela primeira vez no dia 9 de agosto de 1919, na revista "All-Story Weekly". O personagem, criado por Johnston McCulley, era um pouco diferente do que conhecemos hoje, mas seus adereços principais –máscara, espada e capa– já estavam presentes.

A raposa, como também era chamado, ficou mais popular ainda com a estreia do filme mudo "A Marca do Zorro", em 1920, com o ator Douglas Fairbanks, famoso astro da época, como protagonista. Com o sucesso de suas aventuras, McCulley continuou escrevendo histórias sobre Zorro até sua morte.

Em 1925, o mesmo ator que personificou Zorro pela primeira vez atuou em "O Filho do Zorro". Anos depois, em 1940, o mascarado também apareceu nas telonas no remake "A Marca do Zorro". Depois, apareceu em diversos outros longas.

Confira um trecho de "A Marca do Zorro", de 1920, abaixo.

Veja vídeo

DUPLA PERSONALIDADE

Depois de estudar na Espanha, Don Diego de La Vega volta para Califórnia e encontra Los Angeles dominada por um autoritário militar.

Ele inventa então um personagem para encobrir sua verdadeira identidade: o Zorro, um justiceiro mascarado. O herói ganhou diversas versões para o cinema, séries de televisão e histórias quadrinhos.

Durante a década de 1960 e 70, novos filmes surgiram, entre eles produções de diferentes países com atores como Alain Delon e Frank Langella.

Uma série animada surgiu em 1981, chamada "As Novas Aventuras de Zorro". Na década de 1990, outra série, mas dessa vez com atores reais, foi ao ar em 50 países.

Em 1998, "A Máscara de Zorro" é lançada. Na história, Don Diego (Antony Hopkins) vê sua mulher ser assassinada e sua filha ser levada por seu inimigo. Depois de 20 anos, quando consegue fugir da prisão, pretende que o ladrão Alejandro (Antonio Banderas), transforme-se em um novo Zorro para vingá-lo.

Em 2005, Antonio Banderas apareceu pela última vez como Zorro, estrelando "A Lenda do Zorro".


Endereço da página:

Links no texto: