Folha de S. Paulo


Garoto de 10 anos lança livro de poemas na Flip; leia entrevista

A literatura entrou cedo na vida de Antonio Perucello Ventura, 10. Aos seis anos, leu a "Divina Comédia". Aos sete, "Dom Quixote". Aos nove,"20 Mil Léguas Submarinas". Sua lista inclui também "Frankenstein", "Ilíada", "Odisseia" e "O Pequeno Príncipe". E agora o garoto lança seu próprio livro de poemas.

Toninho, que mora em Mococa e começou a escrever seus primeiros versos quando tinha cinco anos, lança no próximo sábado (2) no Off-Flip, em Paraty (RJ), seu primeiro livro de poemas: "Toninho, O Poeta A-Ventura". O evento acontece durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que vai de 30 de julho a 3 de agosto.

"Sempre que lia um livro, eu me sentia parte do texto. Acho muito bom que as pessoas possam sentir o mesmo com algo escrito por mim. Estou muito feliz, ainda mais por lançar meu livro ao mesmo tempo que o novo do meu pai", conta.

Seu pai, Antonio Ventura, que também é poeta, lança também na Flip "O Guardador de Abismos", pela sua editora, Toopbooks. Já o livro de Toninho leva é uma edição independente, quanto o autor é responsável pela edição do livro, e será vendido por R$ 15.

O garoto calcula que tenha escrito 27 ou 28 poemas até agora. Desses, 12 estão no livro e falam sobre a lua, a chuva, as estações do ano e outros temas cotidianos.

"As poesias precisam de imagem, emoção e significado. Essas três coisas estão sempre presentes em nosso dia a dia", justifica.

Outros temas, como mitologia, também servem de inspiração. "Escrevi um poema sobre o renascer das cinzas, por exemplo, que é o que acontece com a fênix."

Além de escrever, Antonio toca flauta transversal e faz aulas de natação, tênis e futebol. "Também sou apaixonado por ciências, gosto de estudar os átomos, os elétrons e a origem da vida", conta. Entre as profissões que cogita para o futuro está a de cientista, de escritor e juiz.

PARA CONFERIR

Lançamento do livro 'Toninho, O Poeta A-ventura'
QUANDO 2/8, das 18h às 21h
ONDE Câmara Municipal de Paraty - r. Dr. Samuel Costa, 29, Centro Histórico, Paraty - RJ


Endereço da página:

Links no texto: