Folha de S. Paulo


Campeonato Mundial de Futebol de Rua começa em São Paulo

Enquanto a Copa do Mundo acontece nos estádios brasileiros, chegam em São Paulo nesta terça (1º), 24 delegações de 20 países diferentes para disputar o Campeonato Mundial de Futebol de Rua.

Os jogos oficiais acontecem no Largo da Batata a partir do dia 7 de julho. No dia 12, a final será realizada na avenida Ipiranga com a São João. As partidas serão abertas ao público e gratuitas.

O jogo é um pouco diferente do futebol normal. Para começar, os times são mistos, formados por homens e mulheres entre 16 e 21 anos. E, embora as premissas básicas do futebol sejam respeitadas (como faltas e gols), o restante das regras são definidas coletivamente entre as equipes antes de a bola rolar.

Por isso, não necessariamente o time que faz o maior número de gols ganha. Dependendo do acordo entre as equipes antes da partida, um gol feito coletivamente, por exemplo, pode valer mais que um gol feito a partir da jogada de um único atleta.

Entre os países que participam do torneio estão Brasil, África do Sul, Chile, EUA e Argentina.

Divulgação
Campeonato Mundial de Futebol de Rua
Adolescentes disputam o Campeonato Mundial de Futebol de Rua

Para começar a esquentar, crianças poderão jogar partidas de futebol de rua no CEU Butantã, das 10h até às 16h, no dia 2 de julho. As unidades do CEU Meninos, Paraisópolis, Jardim Paulistano, Tiquatira e Jaguaré também recebem programação especial.

Futbol Callejero ou Futebol de Rua foi idealizada por Fabian Ferraro, ex-jogador argentino. A rede latino-americana Movimiento de Futbol Callejero envolve 12 países e mobiliza cerca de 100 mil crianças, adolescentes e jovens.

Além deste evento, o Sesc Pinheiros realiza uma série de atividades abertas ao público inspiradas no futebol, como Futebolha e o Mural Mundial.

PARA CONFERIR

Campeonato Mundial de Futebol de Rua

QUANDO de 2 a 12/7, de segunda a domingo, das 10h às 18h
ONDE Largo da Batata e av. Ipiranga
QUANTO grátis

Confira abaixo a programação do Sesc Pinheiros.

*

Mural Mundial
A intervenção propõe a criação de um mural que represente a diversidade cultural, a igualdade e a cooperação dos países que participam do Campeonato Mundial de Futebol de Rua.

QUANDO 8 a 11/7, terça a sexta, das 11h às 16h

-

Sarau Mundial Musical
Na apresentação, comandada pelo músico Dalga Larrondo, jovens de 25 países mostram os ritmos característicos de seus países, assim como outros aspectos da sua cultura.

QUANDO 8 a 11/7, de terça a sexta, das 16h às 18h

-

Oficina de confecção de bandeiras
Depois de discutir conceitos que fundamentam o futebol de rua, como a cooperação, os participantes irão criar bandeiras que serão hasteadas nas oitavas de final do campeonato de futebol de rua.

QUANDO de 8 a 10/7, de terça a quinta, das 11h às 16h

-

Oficina de vídeo
Tanto os jogadores do Mundial de Futebol de Rua quanto os demais interessados serão convidados a refletir sobre a realidade de seus países e seus sonhos. A partir destes encontros serão criados vídeos, exibidos antes das partidas. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça (1º), no Sesc Pinheiros.

QUANDO de 8 a 11/7, de terça a sexta, das 14h às 18h

-

Recreação orientada de futebol de rua
Na atividade, recomendada para maiores de 10 anos, crianças poderão experimentar a metodologia de futebol de rua, criada por Fabián Ferraro. Os jogos propõe uma técnica baseada em respeito à diversidade e igualdade de gênero.

QUANDO 8 a 11/7, de terça a sexta, das 10h30 às 16h

-

Futebolha
Nesta atividade, não recomendada para menores de 10 anos, o participante entra em bolhas infláveis e fica protegido contra o seu adversário. Como as vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas no dia e no local, por ordem de chegada.

QUANDO 9/7, às 10h30

ONDE Sesc Pinheiros - R. Paes Leme, 195; tel. (11) 3095-9400


Endereço da página:

Links no texto: