Folha de S. Paulo


Garoto é único brasileiro campeão mundial de cards de Pokémon

Danilo Verpa/Folhapress
Gustavo Wada, que ganhou campeonato mundial aos 11 anos
Gustavo Wada, que ganhou campeonato mundial aos 11 anos

Se pokémons existissem de verdade e andassem pelas ruas, o garoto Ash e seu monstrinho Pikachu certamente morreriam de medo de batalhar com o brasileiro Gustavo Wada, 14.

"Existem jogadores que todos têm medo de enfrentar. Eu sou um deles", diz Gustavo, que decidiu se especializar no jogo de cards da série criada no Japão.

O menino levou a brincadeira a sério. Atual campeão nacional entre jogadores da sua idade, venceu o torneio mundial aos 11 anos, em 2011, nos Estados Unidos, e se tornou o único brasileiro a levantar o troféu de melhor do mundo.

O título fez com que o "deck" (conjunto de cartas) que utilizou no campeonato virasse uma edição especial, para que qualquer pessoa pudesse comprar. "Tem minha assinatura nas cartas."

O jogo de cards simula as batalhas do desenho animado e dos games. Dois jogadores, com 60 cartas cada um, enfrentam-se. Cada cromo representa um pokémon ou um poder, e o objetivo é acabar com os monstros do oponente.

Depois de virar febre no Brasil há quase 15 anos, quando "Pokémon" chegou por aqui, os cards voltaram à moda. Hoje e amanhã, mais de 200 competidores entre 11 e 16 anos disputarão o campeonato nacional da modalidade, em São Paulo.

"Treino com seis 'decks' diferentes, para surpreender os adversários e ganhar mais uma vez o torneio", conta Gustavo, que treina com amigos durante 12 horas nos fins de semana.

Nas férias de julho, essa maratona vai aumentar. "Vou jogar todos os dias, o dia todo. Tenho que me preparar para o Mundial", diz o menino, que vai para seu sexto campeonato. O evento internacional acontece em agosto, em Washington, nos Estados Unidos.

Editoria de Arte/Folhapress

PARA CONFERIR

CAMPEONATO DE POKÉMON
QUANDO Hoje e amanhã, às 10h
ONDE Espaço Hakka (r. São Joaquim, 460, 1º andar, São Paulo)
QUANTO grátis (só para assistir; os jogadores já estão inscritos)


Endereço da página: