Folha de S. Paulo


Contos de Tolstói para crianças estão reunidos em livro

Um rato vivia embaixo de um celeiro e se alimentava de restos de comida que caíam por um buraquinho no chão. Certo dia, ele decidiu aumentar o tamanho do furo. Um camponês, porém, percebeu o grande buraco e decidiu tapá-lo.

Essa é uma das histórias que o escritor russo Liev Tolstói (1828-1910) contava para crianças que estudavam na escola que ele mantinha em sua propriedade. Os textos agora estão reunidos em "Contos da Nova Cartilha - Segundo Livro de Leitura", que tem também um outro volume a ser lançado.

Mas o que a história do rato quer dizer? Que é ruim ter o olho maior que a barriga? Ou que é melhor não chamar a atenção? As histórias não trazem uma conclusão. Ao contrário: inundam a cabeça de dúvidas. É da troca de ideias que o escritor acreditava nascer a educação.

E tudo isso sem ser cansativo. Tolstói para crianças é bem diferente do que adultos estão acostumados: suas fábulas são curtinhas, ao contrário de seus romances famosos, que podem ter mais de mil páginas.

Os alunos de uma escola da Rússia que o digam. Após lerem os contos, mais de cem anos depois de escritos, eles os ilustraram. São esses desenhos que dão cor às páginas do novo livro.

Reprodução
Ilustração de Mikhail Morósov, 14, para o livro
Ilustração de Mikhail Morósov, 14, para o livro

"CONTOS DA NOVA CARTILHA - SEGUNDO LIVRO DE LEITURAS VOL. 1"
AUTOR Liev Tolstói (tradução Aurora F. Bernardini e Belkiss Rabello)
EDITORA Ateliê Editorial
PREÇO R$ 50
INDICAÇÃO a partir de 8 anos


Endereço da página: