Folha de S. Paulo


Chuva é feita de pipoca em nova peça; leia entrevista com o diretor

Tudo muda na vida de Menino quando um circo aparece em sua cidade, que não tem nome. Ele se aproxima da bailarina Menina, e ela lhe promete uma vida cheia de aventuras se ele fugir com o circo. E agora, partir ou não?

Essa é a história do espetáculo "Agora Eu Era o Herói", da cia Um, que estreia neste domingo (23) no Sesc Vila Mariana. "A peça é sobre enfrentar o medo, tomar decisões e se aventurar", diz Rodrigo Audi, diretor do espetáculo.

Quem começa e termina o espetáculo é um andarilho, que acredita ter encontrado um lugar ideal para construir o seu circo. Com gestos, ele ajuda a Menina a contar histórias fantásticas sobre os lugares que diz ter visitado.

"Não é um teatro de grandes efeito, o foco está no ator", afirma Audi. Por isso, as soluções para o cenário são simples. Uma colher de madeira se transforma em um remo, a chuva é feita de pipoca e a torre de Pisa surge de caixas de pizza.

A trilha sonora traz rock em versões instrumentais para crianças, como "Stairway To Heaven", da banda Led Zeppelin. A música clássica é representada por "Noturno", de Chopin.

Ana Helena Lima/Divulgação
Espetáculo
Cena do espetáculo "Agora Eu Era o Herói", em cartaz no Sesc Vila Mariana

MONTEIRO LOBATO

Mas será que é só conhecendo o mundo que se vive aventuras? Menino ensina que não. O menino conhece o mundo através dos livros.

Ele apresenta para Menina "Os Doze Trabalhos de Hércules", de Monteiro Lobato. "Enquanto ela é mais atrevida, ele mostra como é ser sensível, e os dois se complementam", diz Audi.

Coincidentemente, o ator que faz o papel de Menino, Hercules Morais, aprendeu a ler com esse livro e é a sua mãe que narra trechos de "Os Doze..." na peça.

PARA CONFERIR

"Agora Eu Era o Herói"
QUANDO até 18/5; domingos, às 15h30
ONDE Sesc Vila Mariana - r. Pelotas, 141; tel. (11) 5080-3000
QUANTO de R$ 2,40 a R$ 12
INDICAÇÃO a partir de 6 anos


Endereço da página: