Folha de S. Paulo


Espetáculo do grupo Pia Fraus tem pelúcias gigantes

Com a estreia de "Círculo das Baleias", a companhia de teatro de bonecos Pia Fraus comemora 30 anos misturando a arte de dar vida a bonecos com dança, projeções de imagens e teatro físico, que não usa palavras.

A peça conta a história da filhote Jujuba, jubarte que fica órfã e recebe a ajuda de um pinguim argentino, o Gardel. A dupla de amigos realiza um périplo para chegar ao paraíso das baleias. Na viagem, interage com focas, polvos e enfrenta tubarões em perigosas aventuras.

Os bonecos parecem bichos de pelúcia gigantes e são manipulados em coreografias de dança. Eles foram criados por Celia Catunda, autora da animação "Peixonauta" com Kiko Mistrorigo.

No mês de abril, o grupo ganha ainda um exposição de seus personagens no Sesc Pinheiros, onde apresenta "O Vaqueiro e o Bicho Froxo", seu primeiro espetáculo para crianças, de 1984. Na unidade, a companhia encena também "Gigantes de Ar", com bonecos infláveis. Os dias e horários ainda serão confirmados.

HISTÓRIA

A Pia Fraus criou "Bichos do Brasil", com bonecos infláveis e outros feitos de cabaça (tipo de planta com fruto bem duro), e "Filhotes da Amazônia", em que o cenário é uma tartaruga. Com o Balé da Cidade de São Paulo, montou "Terra Papagalis", com dança e teatro. Com o Parlapatões, fez "Caravana - Memórias de um Picadeiro" e outras peças.

Hoje tem o circo de bonecos Manacá e o projeto Buzum!, com dois ônibus-palco que rodam por escolas públicas brasileiras.

PEÇA "CÍRCULO DAS BALEIAS"
QUANDO a partir de amanhã, até o dia 27/7; domingos, às 11h
ONDE CCBB - r. Álvares Penteado, 112; (11) 3113-3651
QUANTO de R$ 5 a R$ 10


Endereço da página:

Links no texto: