Folha de S. Paulo


Alexandre Borges conta como foi dublar um cachorro em novo filme

O ator Alexandre Borges, 47, famoso por interpretar o mulherengo Cadinho na novela "Avenida Brasil", exibida pela TV Globo em 2012, vai viver um cachorro no cinema.

Ele dá voz a Peabody, protagonista da animação "As Aventuras de Peabody e Sherman", produzida pelos mesmos criadores de "Shrek" e "Os Croods". O filme estreia no Brasil no próximo dia 28.

No desenho, Peabody é um cãozinho genial: inventor, empresário, cientista, ganhador do prêmio Nobel, chef e duas vezes medalhista olímpico. Sua única carência é não ter um filho. Por isso, ele resolve adotar Sherman, um menino (pasme!) humano.

"O Peabody é esse intelectual meio solitário que resolve fazer uma máquina do tempo para levar o filho ao passado e mostrar como foi a história do mundo", conta Borges, que atualmente interpreta o advogado Thomaz, na novela "Além do Horizonte", da TV Globo.

"Enquanto dublava, eu me esquecia de que ele era um cachorro. Via-o como pai de primeira viagem que tenta conquistar o filho adotivo e procurava transmitir sua emoção", diz Borges sobre o personagem, que não late.

Essa foi a primeira vez que o ator fez uma dublagem. Ele conta que, embora o longa dure 92 minutos, foram precisos três dias para dublar Peabody.

"Como ele é um cachorro-intelectual, suas falas eram muito longas, com certo sotaque britânico, meio empolado. Eu tentei deixá-lo um pouco mais vira-lata", conta Borges.

Segundo ele, o desafio da dublagem era a sincronização. "O texto da tradução às vezes é mais curto ou mais longo do que o tempo em que o personagem mexe a boca, então, é preciso apressar ou alongar a fala", explica.

O ator irá à pré-estreia de "As Aventuras de Peabody e Sherman" neste fim de semana. No sábado (22), ele estará às 10h da manhã no Cinemark do shopping Eldorado, em São Paulo; no domingo (23), no mesmo horário, no Cinemark do shopping Downtown, no Rio.

O evento é fechado para convidados, mas o ator dará autógrafos e tirará fotos com o público antes de entrar na sessão.

PREPARE-SE

AS AVENTURAS DE PEABODY E SHERMAN
ESTREIA sexta, 28/2, em cinemas de todo o país
FICHA TÉCNICA EUA, 2014; estúdio: DreamWorks; duração 92 minutos; versões dubladas e legendadas
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: