Folha de S. Paulo


Há 100 anos, Carlitos estreava no cinema; veja trecho do filme

Há exatos cem anos, Carlitos fazia sua primeira aparição no cinema. O personagem criado pelo ator Charles Chaplin (1889-1977) estreou na telona no dia 28 de fevereiro de 1914, em um filme de apenas 11 minutos.

Era o curta-metragem "Corrida de Automóveis para Meninos", que foi gravado nos estúdios da Keystone, em Los Angeles, onde o ator britânico começou sua carreira no cinema, após ser descoberto durante a turnê de uma peça de teatro pelos Estados Unidos.

Nele, um Carlitos distraído atrapalha a filmagem de uma corrida ao insistir em entrar na frente das câmeras.

VEJA TRECHO DO FILME "CORRIDA DE AUTOMÓVEIS PARA MENINOS"

Veja vídeo

Em sua biografia, Chaplin conta que o diretor do filme disse para que ele vestisse algo engraçado e que, na hora de escolher, cuidou para que nenhuma peça de roupa combinasse com a outra.

"As calças [eram] largas; o casaco, apertado; o chapéu, pequeno; os sapatos, enormes", escreveu ele.

Nascia assim Carlitos, o doce vagabundo de raciocínio e gestos rápidos que o ator interpretaria pelos 22 anos seguintes.

O personagem se tornaria fenômeno mundial, pois, além de fazer rir, criticava disfarçadamente as injustiças do mundo.

No filme "O Grande Ditador" (1940) por exemplo, o personagem é um barbeiro que consegue escapar da guerra e tomar o poder só por ser parecido com o ditador de seu país.

O filme foi um dos primeiros a retratar a barbárie nazista. Com humor e coragem, Chaplin satirizou o ditador nazista Adolf Hitler (1889-1945), um dos principais responsáveis pelo massacre de judeus na 2ª Guerra Mundial, que ainda comandava a Alemanha na época.

Veja na galeria seguir outros filmes importantes de Carlitos no cinema.


Endereço da página:

Links no texto: