Folha de S. Paulo


Livro conta para crianças curiosidades das obras de arte mais famosas da história

Você já deve ter ouvido falar do sorriso da Mona Lisa, a moça que aparece meio rindo e ao mesmo tempo meio triste no quadro mais famoso do mundo. Pode ser que ela só estivesse cansada, ou talvez só não estivesse achando muita graça nos palhaços e no músico que o artista Leonardo Da Vinci chamou para distrair sua modelo enquanto pintava.

Esse e muitos outros detalhes por trás das obras de arte mais famosas da história estão no livro "Vidas dos Grandes Artistas", escrito por Charlie Ayres.

Ele conta, por exemplo, que Da Vinci fez muito mais do que pintar quadros. Era um verdadeiro cientista que aplicava suas descobertas à prática da pintura.

Seus experimentos com tinta a óleo, uma novidade na época, tornaram possível o efeito plástico do sorriso da "Mona Lisa", em que não se veem os contornos da boca com exatidão e por isso o retrato é tão enigmático.

Divulgação
ORG XMIT: 093601_0.tif Artes Plásticas: a tela
A tela "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci

No livro também há histórias de muitos outros artistas que viraram símbolos de sua época, como Michelangelo, que esculpiu o Davi, e, muitos séculos depois, Vincent van Gogh, famoso por seus quadros supercoloridos e por ter cortado a própria orelha.

Aliás, você sabia que isso aconteceu depois que ele brigou com seu amigo Paul Gauguin?

Para ficar por dentro de todos os detalhes, só lendo o livro. Vale a pena.

"VIDA DOS GRANDES ARTISTAS"
AUTORA Charlie Ayres (tradução Érico Assis)
EDITORA Claro Enigma
PREÇO R$ 46,50
INDICAÇÃO a partir de 10 anos


Endereço da página:

Links no texto: