Folha de S. Paulo


Mostra gratuita de cinema traz animações nacionais e internacionais para crianças

Natanael tem sete anos e ainda não sabe ler, mas torna-se o protetor dos heróis que vivem nos livros de sua biblioteca. Quando seus pais resolvem vender as obras, ele deve impedir que as histórias desapareçam para sempre.

O menino é o protagonista de "Kérity, a Mansão dos Contos", primeiro filme da "Mostra Nueva Mirada", que começa nesta quarta-feira (8), às 15h, no Sesc Santo Amaro. A programação é gratuita.

O festival traz até o dia 29 de janeiro, sempre às quartas, longas e curtas de países como Brasil, Rússia, França e Alemanha. O projeto, da associação argentina Nueva Mirada, tem circulado por cidades brasileiras desde o início de 2013.

Divulgação
longa francês - Kérity, a mansão dos contos
Cena do filme "Kérity, a mansão dos contos"

O segundo longa a ser exibido será "Gnomos & Trolls - A Câmara Secreta", no dia 22. No filme, Júnior é um gnomo adolescente que ama desenhar aparelhos eletrônicos. Quando os irmãos Face e Slim planejam roubar a comida da toca secreta dos gnomos, Júnior e seu melhor amigo fazem uma viagem heroica até as profundezas da caverna dos trolls para defender a floresta.

Entre os curtas, que vão de 2 a 12 minutos, estão histórias sobre um cachorro que finalmente consegue morder o rabo, a trabalhosa construção de uma máquina de maçãs, uma ratinha que quer ser atriz e a avô que pretende tricotar um suéter para a Lua.

*

Confira a programação completa:

8 de janeiro, quarta-feira, às 15h

"Kérity, a Mansão dos Contos" (França, 2009)

-

15 de janeiro, quarta-feira, às 15h

"O Peixinho" (Rússia, 2007)
O pequeno mundo de uma criança é maravilhoso e extremamente complexo. Aparentemente, um fato sem muita importância pode ser uma tragédia em sua vida. Por outro lado, a alma bondosa de um bebê pode fazer milagres e até alegrar a vida de um peixinho.

"O Varredor da Lua" (Rússia, 2007)
O filme aborda a beleza e a eterna ambição do ser humano, que nos leva à completa negação de uma existência "terrestre".

"As Novas Espécies" (Letônia, 2008)
Um cientista encontra uma nova espécie de bichos. E são os bichos crianças fazem tudo o que podem para salvar seus pais da coleção do cientista.

"A Foto Rasgada de Miriam" (Estônia, 2009)
Miriam assume toda a culpa pela foto rasgada. Mas o irmão menor não aceita e admite que foi ele.

"Grandes Planos" (Suíça, 2008)
Mesmo quando tudo está muito bem planejado, não é fácil construir uma máquina que venda maçãs.

"O Meu Final Feliz" (Alemanha, 2007)
Todos os cachorros brincam com sua cauda. Mas, daquela vez, um deles consegue finalmente mordê-la. Isso vai mudar a vida dele: será o começo de uma grande amizade.

-

22 de janeiro, quarta-feira, às 15 horas

"Gnomos & Trolls - A Câmara Secreta" (Suécia, 2008)

-

29 de janeiro, quarta-feira, às 15 horas

"Estreia" (Rússia, 2010)
Uma ratinha que ser atriz; um elefante tem medo de palco.

"Borboleta" (Brasil, 2011)
O primeiro encontro de uma menina com uma borboleta.

"Apollo" (Alemanha, 2010)
Um pequeno foguete alcança seu grande desejo. De longe, a terra é o lugar mais lindo do mundo.

"Menina da Chuva" (Brasil, 2010)
Bonecas vermelhas para meninas vermelhas. Bolas azuis para meninos azuis.

"Imago" (França, 2004)
Aos oito anos, Antoine perdeu o pai em um acidente de avião. Incapaz de aceitar essa morte tentará reviver e aceitar a perda em um sonho.

"Coisa Que É Melhor Não Misturar" (Países Baixos, 2010)
Existe uma série de coisas que não deveriam ser misturadas.

"Josué e o Pé de Macaxeira" (Brasil, 2009)
Ao trocar seu burro por uma mandioca mágica, Josué descobre que não são apenas feijões que podem dar origem a uma grande aventura. Josué e o pé de macaxeira é uma comédia adaptada da fábula de Hans Christian Andersen, "João e o Pé de Feijão".

"Sobre Animais e Pessoas" (Rússia, 2008)
Nossos irmãos do reino animal necessitam de cuidados e se os humanos não aprenderem viver em harmonia com os animais que os cercam, a natureza poderá desaparecer.

"Lua Cheia" (Alemanha, 2009)
Uma ambiciosa avó quer tricotar um suéter para a Lua, mas se esquece de calcular o crescente e o minguante de sua cliente. Apesar da decepção, finalmente consegue satisfazer sua vontade de tricotar.

-

ONDE Sesc Santo Amaro (r. Amador Bueno, 505; tel. 0/xx/11/5541-4000)
QUANTO grátis


Endereço da página: