Folha de S. Paulo


Disney estreia a animação 'Frozen', versão leve de conto sombrio de Andersen

Muitas personagens da literatura infantil são vítimas de maldições terríveis. Pense no que aconteceu com a Branca de Neve e com a Bela Adormecida, por exemplo.

A protagonista do livro "A Rainha da Neve", do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), também sofre. Mas a sua maldição é pior: deixa o mundo inteiro congelado.

Publicada pela primeira vez em 1845, essa história de Andersen inspirou a animação "Frozen - Uma Aventura Congelante", da Disney, que entrou em cartaz ontem nos cinemas. Se é da Disney, você já consegue imaginar que tem muita aventura, romance e cenas musicais.

O filme conta a história de duas irmãs, herdeiras do trono de Arendelle.

Elsa, a mais velha, congela tudo o que toca. Por causa disso, ela cria um inverno que não acaba mais e foge. Anna, a caçula, vai atrás de Elsa. Precisa salvar o reino e a irmã.

Por coincidência, faz pouco tempo que a história de "A Rainha da Neve" inspirou outro filme: a animação russa "O Reino Gelado" (2012), que já saiu em DVD no Brasil.

Convido você a assistir aos dois. Se puder, leia também o livro de Andersen. É um bom exercício para notar que cada um de nós tira de uma história o que mais nos interessa.

Os russos de "O Reino Gelado" fizeram uma animação que lembra mais o que Andersen escreveu. O filme é sombrio, com um casal de irmãos órfãos que não sabem quem são.

Já "Frozen" é mais leve, bem-humorado, dando a sensação de que vai tudo terminar bem. Algum problema? Nenhum. Quem conta um conto sempre destaca o seu ponto.

*

Divulgação
Cinema: cena do filme

CURIOSIDADES
Sobre o filme 'Frozen'

QUEM CONTA UM CONTO

"Frozen" baseia-se em "A Rainha da Neve", conto de Andersen, assim como o filme "Reino Gelado" (foto).

-

RENA CACHORRO

Para criar Sven, os produtores levaram uma rena de verdade ao estúdio. Descobriram que ela coça as orelhas com as patas traseiras, com um cachorro. Sven faz o mesmo.

-

QUER SE HOSPEDAR?

Produtores conheceram Ice Hotel, hotel de gelo de Quebec (Canadá) para criar o castelo de Elsa.

-

PAÍS GELADO

Os cenários também são inspirados em construções da Noruega, país gelado.

*

Assista ao trailer do filme:

Assista ao trailer do filme
Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: