Folha de S. Paulo


Ilustrador de disco infantil de Vinicius recria a capa do álbum para a 'Folhinha'; veja

Se a Arca de Noé imaginada por Vinicius de Moraes fosse mesmo um barco (e não um disco de músicas infantis), o poeta seria o capitão, as músicas seriam os animais e Elifas Andreato seria o arquiteto.

São dele os desenhos dos dois álbuns e a ideia que transformou o encarte de "A Arca de Noé" em algo inovador: o disco vinha com desenhos de bichos e da arca para serem recortados e colados em uma capa em branco. Cada criança podia inventar a sua.

Fabio Braga/Folhapress
Elifas Andreato em seu estúdio, em São Paulo
Elifas Andreato em seu estúdio, em São Paulo

A ideia rendeu até um concurso da gravadora em 1980, quando o disco foi lançado, que premiaria as colagens mais criativas.

"Não sei o que aconteceu com as que foram enviadas. Até queria guardá-las em meu acervo, mas acho que se perderam."

Após 30 anos, o ilustrador refez a arca, pela primeira vez com os bichos dentro, para a "Folhinha" (veja abaixo).

O resultado, que pode ser visto na capa deste caderno, não é seu único trabalho infantil atual. Elifas também está preparando um livro com o cantor Tom Zé. "É a criança que me interessa hoje. É o público que ainda tem alguma chance [de melhorar as coisas]", diz o ilustrador.

"Eu não queria ter filhos. Aí conversei com Vinicius. Ele me disse que, sem filhos, minha vida não seria plena e eu não poderia perdoar meu pai", diz Elifas, que tem 66 anos, dois filhos e três netos. "Fiquei em dívida, ele me deu uma família. Então fiz uma exposição em sua homenagem."

"O Haver - Pinturas e Músicas para Vinicius" traz ilustrações de Elifas e retratos do poeta feitos por vários artistas. Fica em Salvador até 10/11 e segue para Rio, São Paulo e outras cidades.

Elifas Andreato
Releitura da capa de 'A Arca de Noé' feita por Elifas Andreato para a 'Folhinha
Releitura da capa de 'A Arca de Noé' feita por Elifas Andreato para a 'Folhinha'

Endereço da página:

Links no texto: