Folha de S. Paulo


Sabia que bicicletas foram usadas na Segunda Guerra? Conheça a história do veículo

Neste domingo (22), comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data busca incentivar o uso de transportes como bicicletas e ônibus.

Em 1993, a 'Folhinha' publicou uma reportagem sobre bicicletas, em que contou sua história e deu dicas de como mantê-las em bom estado.

Confira abaixo na íntegra.

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Algumas bicicletas modernas são feitas de fibra de carbono --material leve e resistente. Há 203 anos, quando surgiram, elas eram de madeira e não tinham pedais.

Os ciclistas impulsionavam as bikes com os pés no chão, igual ao personagem Fred Flinstone no desenho animado da Idade da Pedra.

Entre a "idade da madeira" e a "idade da fibra de carbono", muitas foram as mudanças.

Veja os primeiros modelos
A primeira bicicleta foi o celerífero, criado pelo conde francês J.H. De Civrav, em 1970. Era uma barra de madeira, com duas rodas fixas a ela e pesava mais de 20 quilos.

Em 1813, um engenheiro alemão, Karl Friedrich von Drais, colocou o movimento de direção. Esse segundo modelo também tinha o apoio para o abdômen e foi chamado de draisiana.

Fabio Braga/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 23-07-2012: Ciclistas se encontram toda segunda feira na Praça do Ciclista, na avenida Paulista, em São Paulo (SP), para um pedal descontraído pela cidade, o Monday Nigthtride. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, COTIDIANO)
Bicicletas estacionadas na av. Paulista; é comum ver ciclistas fazendo passeios noturnos pela região

Apareceram os pedais
O francês Pierre Michaux foi o primeiro a colocar pedais nas rodas dianteiras das bicicletas. O "biciclo Michaux", criado por ele em 1865, já podia ser dirigido e também pedalado. Pierre Michaux foi também o primeiro fabricante de bicicletas da história.

Rodas são diferentes
A bicicleta com uma roda grande e a outra pequena é um biciclo inglês de 1870. Ela já tinha raios de aço. Foi o inglês James Stanley quem a criou.

Os raios de aço eram para aguentar as pedaladas sobre as pedras das ruas de Londres. Nessa época, a bicicleta começou a virar moda.

Modelo é mais baixo
O "biciclo Lawson", modelo inglês de 1879, inventado por Lawson, foi muito bem aceito. Ele já era mais parecido com as bicicletas atuais. O biciclo era mais baixo do que os modelos anteriores. No mesmo ano, surge um tipo de câmbio usado para mudar a corrente de lugar.

Era boa de briga
A bicicleta também teve outras utilidades. O modelo da marca japonese Silk, fabricado por volta de 1942, era verde oliva e foi muito usado durante a 2ª Guerra Mundial, para facilitar o deslocamento de soldados. Ele era dobrável, o que facilitava o transporte na guerra.

Modernas são mais leves
Modelos mais modernos são fabricados com fibra de carbono, e chegam a custar 7 mil dólares. A Caloi by Vitus, francesa e montada no Brasil, é utilizada em competições esportivas. Tem até 16 marchas e não pesa nem oito quilos. Ela anda acima de 50 quilômetros por hora.

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Se você tomar alguns cuidados, a sua bike pode durar muito. Veja as dicas que João Lourenço, 35, do departamento de ciclismo da Caloi, deu à Folhinha para ajudar a conservar as bicicletas.

Você nunca deve lavar a bicicleta com jatos de água muito fortes. É melhor usar mangueira comum e sabão em pó. Use pouco sabão. Na hora do banho da bike, cubra bem o eixo do movimento central para não deixar a água molhar a caixa. É um lugar fácil de entrar água e muito difícil para limpar.

A corrente da bicicleta enferruja com certa facilidade. Cuidado para não deixar molhar. Nas bicicletarias --lojas especializadas em produtos para bikes e ciclistas-- você encontra produtos certos para limpá-las, sem estragá-las.

A cera de lustrar o carro de seu pai pode ajudar a proteger a pintura de sua bicicleta.

Você deve manter os pneus cheios, mas não muito. Eles podem até estourar, se você exagerar.

De vez em quando, dê uma espiada nos breques para ver se eles ainda estão bons.


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