Folha de S. Paulo


No Dia do Biólogo, aprenda a montar seu próprio aquário

Hoje é comemorado o Dia do Biólogo, profissional que estuda os seres vivos. Graças a eles, sabemos como cuidar bem dos animais que temos em casa.

Em reportagem publicada na "Folhinha" em 30 de março de 1991, o caderno dava dicas de como montar um aquário e fazer dele uma moradia feliz para o seu peixe de estimação.

Mesmo pequenos, esses bichos precisam de alguns cuidados especiais. Mas pode ser bem divertido preparar o aquário e tomar conta deles.

Confira o texto na íntegra abaixo

*

COMO MONTAR UM AQUÁRIO?

Se você quiser ter um aquário, é bom conhecer os cuidados de que um peixe precisa. O biólogo Beno Zaterka, 27, deu as dicas à Folhinha de como montar um aquário. Ele é dono da "Clube dos Bichos", loja que vende animais de estimação. A loja também vende coisas para bichos.

Tamanho do aquário
Deve ser quadrado ou retangular, para 20 litros de água doce. Não use aquário redondo. Nele, o peixe fica sem saber o tamanho do lugar onde está e morre.

Como tratar a água
Deixe a água descansar por um dia dentro de um balde. Depois coloque no aquário. A água que sai da torneira tem cloro. O cloro mata o peixe. O descanso faz o cloro virar gás e sair da água.

Filtro
Serve para limpar a água. Com um bom filtro, você só troca dois litro de água uma vez por mês.

Oxigenador
É uma pequena máquina que produz oxigênio e faz a água se movimentar. É que os peixes respiram o oxigênio que existe na água. Além disso, quando a água não fica parada, não nascem bichinhos (parasitas).

Yasser Al-Zayyat/AFP
Goldfish for sale swim in an aquarium at a market in Kuwait City on September 2, 2013, where each fish is sold for three Kuwaiti Dinar (10USD). AFP PHOTO/YASSER AL-ZAYYAT ORG XMIT: -02
Em um aquário de 20 litros, é possível ter até 20 peixes juntos.

Termômetro
Um termômetro com aquecedor dentro do aquário não deixa a temperatura ficar mudando de frio para calor. Para o peixe, o melhor é ter a temperatura entre 25º e 28º C (25 e 28 graus centígrados).

Moradia
No fundo do aquário coloque coisas naturais, como pedras de rio. É bom o aquário se parecer com o lugar em que o peixe morava antes.

Luz
O aquário precisa receber luz natural. O Sol não pode bater direto sobre ele. Se isso acontecer, em menos de uma semana a alga fica verde, cheia de algas.

Temperatura da água
Peixe estranha mudanças de temperatura. A água do saco plástico que veio da loja é mais quente. Por isso deixe o saquinho boiando no aquário por 20 minutos, depois solte o peixe.

Peixes amigos
Com um aquário de 20 litros, dá para ter dez peixinhos. Escolha peixes amigos, que não brigam entre si. Os neos, por exemplo, convivem bem com os paulistinhas e com os beijadores.

Comida
Peixe gosta de ração. Só coloque comida no aquário uma vez por dia. Nunca coloque comida de gente no aquário, porque ele morre.


Endereço da página: