Folha de S. Paulo


Sabia que hoje é dia do psicólogo? "Folhinha" conversou com crianças que fazem terapia

Hoje, 27 de agosto, comemora-se no Brasil o dia do psicólogo.

Eles são os profissionais responsáveis por analisar o comportamento do ser humano e ajudar crianças e adultos a lidar melhor seus sentimentos e problemas.

Mas quando é necessário procurar a ajuda de um desses profissionais?

Há 24 anos, a "Folhinha" respondeu a essa pergunta. Leia a reportagem na íntegra, publicado em 2 de setembro de 1989, abaixo.

*

Uma criança que procura a ajuda de um psicólogo não é doente. A psicóloga Maria Ângela Maricondi, 40, diz que essa criança só esta com alguma dificuldade. Geralmente o professor observa que a criança não está se sentindo bem na escola e aconselha os pais a procurarem a ajuda de um psicólogo. Há casos em que a própria criança pede essa ajuda.

O psicólogo é o profissional que cuida do sofrimento ou da dificuldade das pessoas. Ele ajuda a saber o que se passa na cabeça das pessoas como, por exemplo, descobrir por que alguém tem tanto medo de uma coisa qualquer. O trabalho de um psicólogo é conversar com seu paciente (aquele que o procura).

O psicólogo Sidney Shine, 28, conta que muitas pessoas, quando procuram um psicólogo, pensam que vão fazer algo parecido com o que fazem na escola. Depois elas veem que não é nada disso. "Elas estão aí para falar de coisas que às vezes não tem com quem falar", diz Sidney. A criança pode falar sobre o que quiser com o seu psicólogo: o que a deixa triste, sobre uma atitude de seus pais ou de qualquer outra pessoa que a deixe chateado ou com raiva.

André Freire do Nascimento, 12, frequentou o consultório de um psicólogo durante dois anos. Para André o psicólogo ajuda as pessoas a entenderem melhor seus sentimento e a se darem bem com os outros. "Eu era meio confuso nos meus relacionamentos e hoje em dia eu me sinto mais entrosado com minha família e com meus amigos", diz André.

Andréa M. Arini, 12, faz terapia com um psicólogo. "Procurei um psicólogo porque estava nervosa nos estudos e nos meus relacionamentos. Tinha medo e timidez. Ele me ajuda a falar o que sinto no coração", conta ela.

Oswaldo M. E. do Amaral, 11, nunca procurou um psicólogo: "Se um dia eu precisar da ajuda de um psicólogo, eu procuro. Não precisa ser louco para isso. A gente pode ter um problema e querer uma orientação."

Quando procurar a ajuda do psicólogo

Angústia - quando existe uma grande tristeza que faz a pessoa sofrer e não passa

Medo - quando a pessoa fica com medo de tudo e não consegue ficar sozinha

Problema na escola - quando a criança não participa de nenhuma atividade escolar, não brinca com os colegas e nunca consegue prestar atenção na aula. A criança pode estar também com muita dificuldade para aprender

Dores - o médico diz que a pessoa não tem nenhuma doenças, mas ela esta sempre com dor de barriga ou de cabeça

Sono - dificuldade para dormir

Comida - dificuldade para comer

Xixi - quando a criança não consegue deixar de fazer xixi na cama

Cocô - quando a criança não consegue deixar de fazer cocô nas calças

Gagueira - quando a criança gagueja muito ao falar

Fala - quando fala a criança sempre trocas o som de algumas palavras (dislalia)

Escrita - quando escreve, a criança sempre troca as letras de algumas palavras (disgrafia)


Endereço da página: