Folha de S. Paulo


Agosto é o mês do folclore; conheça criaturas da cultura popular brasileira

O mês de agosto é conhecido por ser o mês do folclore e também do azar.

Em 1982, a "Folhinha" comemorou a data apresentando às crianças criaturas do folclore nacional. Além de seres mais conhecidos, como a Mula Sem Cabeça e o Lobisomem, o caderno trouxe outros como o Tutu Marambá, Domingos Pinto Colchão e o Papa-Figo.

Veja a íntegra do texto e as ilustrações feitas por Ricardo Azevedo, e publicadas no dia 22 de agosto de 1982, abaixo.

*

Agosto é um mês misterioso. Dizem que são trinta e um dias de desgraça e infelicidade nos quais não se deve viajar, fechar negócios e muito menos casar.

Agosto também é o mês do folclore, a ciência das coisas do povo. Os ritos, as tradições, a sabedoria, as brincadeiras, os jogos, as festas e as danças que o povo dança fazem parte do folclore.

Por que justo agosto é um mês de azar? Por que quem tem sorte no jogo tem azar no amor? E sonhar com dente é morte de parente? São perguntas cujas respostas a gente só encontra no folclore.

Um grande número de assombrações, fantasmas e entes fantásticos de todos os tipos e tamanhos surgem através dessa ciência popular.

Reunimos aqui treze monstrengos, uns bem conhecidos, outros nem tanto. São seres que aparecem de repente assombrando e assustando a gente da nossa terra.


Endereço da página:

Links no texto: