Folha de S. Paulo


Em festival, crianças veem filmes que não vão para o cinema e a TV

A 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece até o dia 14 em Santa Catarina, é como uma festa. Tem convidado, pipoca e até parabéns (os aplausos que filmes ganham no fim das sessões).

Tem também a escolha de quem fica com o "primeiro pedaço do bolo": um prêmio para o melhor filme feito para crianças. Ou melhor, são "dois pedaços de bolo": um prêmio é dado pelo júri oficial (com adultos) e outro pelo júri infantil.

A mostra é um dos eventos mais importantes do cinema para crianças, ao lado do ComKids, em São Paulo, e do Fici (Festival Internacional do Cinema Infantil), que circula por várias capitais.

É nesses eventos que as crianças assistem a filmes feitos em diferentes lugares do país e que dificilmente passam na TV ou são exibidos na programação comercial dos cinemas.

Neste ano, em Florianópolis, há filmes que tratam do primeiro amor ("A Vida Deve Ser Assim", RS), da solidão das crianças ("Bilhete", GO) e de uma infância no interior ("Com os Pés na Cabeça", RJ).

Para conhecer filmes de anos anteriores, veja o site filmesquevoam.com.

VILÃO E RISADA

Para ganhar o prêmio, o que um filme deve ter? "Mistério", "risada", "corre-corre" e "vilão", responderam, sem enrolar, algumas crianças que estavam na abertura da mostra.

Luiza Lins, diretora do festival, conta que sempre se surpreende com a reação das crianças na "magia da sala escura". "Surgem sempre surpresas nas escolhas das crianças e dos jurados", diz.

Antes do evento, os adultos do júri assistiram aos 72 filmes que concorrem ao prêmio. Durante o encontro, uma reunião de três horas definiu o vencedor --o resultado sai no dia 14.

A tarefa era escolher um filme com uma história bem contada, que encantasse visualmente a plateia e levasse em conta o jeito de pensar das crianças.

Quem vai ficar com o primeiro pedaço do bolo?

Divulgação
Os personagens Otávio e Binho, de 'A Vida Deve Ser Assim
Os personagens Otávio e Binho, de 'A Vida Deve Ser Assim'

BLOGUINHO DA MOSTRA

No Bloguinho da Mostra (bloguinho damostra.blogspot.com.br), as crianças entrevistam a plateia, relatam as novidades e escrevem sobre os filmes.

Izabel Fernandes do Livramento Machado, 11, que participa do blog desde os oito anos, adora filmes nacionais. "Aqui não tem filmes de Hollywood", diz, com pinta de quem entende do assunto.

Confira abaixo a sinopse de três filmes exibidos na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

*

BISAVÔ POETA

A mostra de Florianópolis homenageou neste ano o poeta mato-grossense Manoel de Barros, que traz em seus versos meninos que carregam água na peneira e têm "olhar de pássaro". Foi a bisneta do poeta, a menina Stella Maria de Barros, 11, quem subiu ao palco para receber o prêmio. "Meu bisavô tem coração de criança, ele quer ser árvore", conta.

HISTÓRIAS DAQUI

Os moradores da comunidade da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), lotaram a sala de cinema na abertura da mostra. Foram lá não só para ver as histórias de crianças de outros cantos do país, mas também do lugar onde vivem. Crianças, adultos e velhos da lagoa participaram do filme "O Sumiço da Coroa", de Chico Faganello e Marco Martins, que ambienta uma aventura durante a Festa do Divino.

TEMPO DE MUDANÇA

Goh é da Tailândia e sabe cavalgar elefantes. Billy, da Inglaterra, gosta de luta greco-romana. Vandana, da Índia, quebrou o braço e mora num orfanato. Cada um mora num país, mas todos têm 11 anos e contam como é viver esse período cheio de mudanças no documentário "Tenho 11 Anos", que será exibido amanhã, às 18h, na mostra (www.mostradecinemainfantil.com.br).

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Encantadores de Histórias", exibido no festival de Florianópolis

A jornalista GABRIELA ROMEU viajou a convite do festival e participou do júri.


Endereço da página:

Links no texto: