Folha de S. Paulo


Fernanda Takai dá voz à protagonista de 'Alice no País das Maravilhas' em espetáculo

Em "Aventuras de Alice no País das Maravilhas", novo espetáculo do grupo mineiro Giramundo, a heroína da história é uma menina sabichona, corajosa, curiosa --e bem rock'n'roll.

Em curta temporada no Sesc Pompeia, em São Paulo, entre os dias 4 e 7 de julho, a peça tem a euforia de um show de rock, explica o diretor, Marcos Malafaia.

Quem faz a voz de Alice é Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu. Ela conta que se inspirou em bandas como a pop Portishead, da Inglaterra, para criar algumas das 27 canções ao lado do músico John Ulhoa.

"A Alice é uma montanha-russa de emoções, às vezes deprimida, às vezes eufórica", diz Takai. "Eu me espelhei muito na Emília para fazer a voz da personagem. Mas diminuí um pouco o tom, deixei menos espalhafatosa."

Para emprestar a voz ao Chapeleiro Maluco, o Giramundo convidou o cantor Arnaldo Baptista, que fez sucesso no grupo Os Mutantes. "A voz dele traz o jeitão imprevisível do personagem", conta Malafaia.

Na montagem, o escritor Lewis Carroll vira o narrador, interpretado pelo ator Beto Militani. Ele interage com 55 bonecos, de todos os tipos. Só para Alice foram criados nove bonecos. Tem até um digital, que funciona com sensores como num jogo de Wii, para representar o risonho e enigmático Gato de Cheshire.

"O público não sabe direito o que é boneco e o que é projeção, nem o que é verdadeiro ou falso", afirma Malafaia.

Divulgação
Alice e, ao fundo, a atriz Beatriz Apocalypse, que manipula a boneca
Alice e, ao fundo, a atriz Beatriz Apocalypse, que manipula a boneca

COMO EM UM SHOW AO VIVO

O grupo Giramundo, que montou "Aventuras de Alice no País das Maravilhas", e os integrantes da banda Pato responsáveis pela trilha sonora têm planos de colocar a turma toda tocando e cantando ao vivo durante a peça, como num show de rock.

Mas ainda não há data definida para a apresentação. Por enquanto, está previsto para outubro o lançamento de um CD duplo com as músicas do espetáculo.

Ouça abaixo a música "Pool of Tears", de John Ulhoa, com voz de Fernanda Takai:

Ouça

Ouça também o diálogo de Alice com a lagarta:

Ouça

ANOTE NA AGENDA
"AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS"
ONDE Sesc Pompeia (r. Clélia, 93; tel. 0/xx/11/3871-7700)
QUANDO dias 4 e 5, às 19h, e dias 6 e 7, às 12h
QUANTO de R$ 2 a R$ 8


Endereço da página:

Links no texto: