Folha de S. Paulo


Como Tatiana Belinky e sua biblioteca transformaram um garoto em escritor

Quando era criança, David Nordon adorava se perder na enorme biblioteca de sua "tia-avó", a escritora Tatiana Belinky. Dentre os mais de 5.000 livros, o garoto escolhia o mais grosso e pedia para ela ler, assim como alguns sucessos dela como "O Grande Rabanete" e "O Caso do Tio Onofre".

Nos últimos anos, a situação se inverteu. Como já não enxergava as letrinhas miúdas por causa de um problema na visão (mácula na retina), era David, hoje com 25 anos, quem lia seus próprios livros para Tatiana. "Ela ficava escutando, fechava os olhos para imaginar e ria junto. Achava que meus contos e crônicas tinham humor e até exagerava, dizendo que eu escrevia melhor do que ela", conta David.

Victor Moriyama/Folhapress
A escritora Tatiana Belinky na biblioteca de sua casa
A escritora Tatiana Belinky na biblioteca de sua casa

Sim, porque as leituras de Tatiana mudaram a vida do garotinho curioso. "Acho que ela me influenciou a gostar de ler e fez aflorar minha vontade de escrever. Se não fosse a Tati, não teria o gosto de escrever para crianças."

Com ela, David aprendeu que literatura infantil não deve subestimar o pequeno leitor. "O livro deve ser simples e inteligente, com algumas palavras complicadas para as crianças ficarem curiosas. E não pode ser chato."

David lembra quando mostrou seu primeiro livro para Tatiana, há onze anos, que, com todo jeitinho, lhe fez uma crítica. "Ela falou que faltava a grande literatura, com L maiúsculo, que eu deveria ler os grandes clássicos, como Machado de Assis e todos os escritores russos. Na época, fiquei bravo, mas percebi que ela estava certa. Depois, reescrevi o livro inteiro para me aperfeiçoar", diz. "Ela gostava de todos os escritores russos com T: Tchecov, Tolstoi, Tatiana...", brinca.

O conselho parece ter dado certo e Tatiana escreveu a contracapa dos três livros infantojuvenis de David, que compõem a coleção Leituras Inesquecíveis: "Poesias e Limeriques", "Contos de Fadas Modernos" e "Crônicas do País Pernil" (ed. Evoluir Cultural; R$ 29,90 cada volume).

Além das leituras, Tatiana gostava de conversar e contar histórias, algumas bem curiosas, como viu pela primeira vez uma banana, ao chegar da Rússia ao Brasil. Para incentivar as crianças a ler, dava o seguinte conselho: espalhe livros pela casa inteira, até no banheiro.

"Ela errava o abrir e fechar as vogais em português. E tem alguns limeriques que só são entendidos se errar a rima, em vez de falar um 'o' fechado, falar de forma aberta."

E só um segredinho: na verdade, Tatiana e David não eram parentes. Ela era sogra de sua tia. Mas pouco importa, já que a escritora o chamava de "sobrinheto", uma mistura de sobrinho e neto. E ele retribuía o carinho e lhe tratava como avó.

E para ela, que morreu em 15 de junho, David fez uma homenagem toda especial: um limerique sobre a sua enorme biblioteca, como ele pensa em montar uma igualzinha.

Tati Trança-Rimas

Tatiana é uma garota sapeca,
A palavra é a sua boneca.
Ao céu subiu,
Com muito brio.
E lá montará uma nova biblioteca


Endereço da página: