Folha de S. Paulo


No dia de santo Antonio, confira receita de bolo do santo casamenteiro

Hoje é dia de santo Antonio, considerado o santo casamenteiro.

Para comemorar a data, a edição de 24 de junho de 1979 da "Folhinha", ensinou a receita do bolo que homenageia o santo.

Com cobertura de suspiros, o bolo traz amêndoas, erva-doce e até cascas de limão na receita. Vai que ele ajuda a atrair a tão sonhada alma gêmea.

Veja abaixo a matéria na íntegra.

Robson Ventura - 12.jun.2006/Folhapress
A
A "Folhinha" ensinou a preparar o bolo de santo Antonio

*

Bolo do santo casamenteiro

A festa de santo Antonio já passou, mas ainda é tempo de preparar este bolo, de que todos vão gostar.

Ingredientes
8 ovos, 250 gramas de manteiga ou margarina, 250 gramas de farinha de trigo, 250 gramas de açúcar, 10 gramas de erva-doce, 100 gramas de amêndoas (ou amendoins) sem casca e pedaços de casca de limão.

Modo de preparar
Mexa com uma colher de pau até ficarem bem ligados o açúcar com a manteiga. Junte a erva-doce em grãos e vá pondo as gemas, uma a uma, mexendo sempre. Continue a bater a massa durante uns quatro minutos. Junte por fim a farinha com muito cuidado. Asse em forma untada e forrada com papel manteiga, também untado. Asse em forno regular.
Com as oito claras que sobraram dos ovos, faça uma massa de suspiro e cubra com ela o bolo depois de assado. Salpique com as amêndoas (ou amendoins) picadas em pedaços não muito pequenos.

Cobertura de suspiros
Bata as claras em neve até ficarem bem duras. Junte pedaços de cascas de limão e duas colheres de açúcar para cada clara, batendo sempre depois de juntar. Retire o limão, cubra o bolo e leve novamente ao forno, para assar os suspiros. Preste atenção para não queimar o bolo.


Endereço da página: