Folha de S. Paulo


Conheça história que deu origem ao filme 'Peter Pan'

Às vezes, a gente, depois de ler um livro, vê um filme que conta a mesma história e o acha incompleto.

Isso acontece porque o livro é grande e não dá para filmar tudo. Ou porque o livro pode ter coisas difíceis de filmar ou desenhar, mas que a gente consegue imaginar quando lê.

Por isso, apesar de eu já ter assistido a "Peter Pan", foi uma surpresa ler o livro que inspirou o desenho da Disney. A história do menino que não queria crescer foi inventada por um senhor chamado J. M. Barrie para distrair cinco meninos, todos irmãos.

Essa história teve muitas versões, a maioria para teatro, antes de virar desenho. Uma delas foi em forma de livro. Esse romance, "Peter e Wendy", foi o que o escritor brasileiro Flavio de Souza traduziu e adaptou com o nome de "Peter Pan". Adaptar quer dizer contar de uma maneira um pouco diferente, para ficar um pouco mais curto ou mais explicado.

Toda vez que um adulto for ler esse livro para uma criança e aparecer uma palavra desconhecida, o Flavio já terá explicado seu significado! Isso ajuda a seguir as aventuras de Wendy e seus irmãos, Miguel e João, na Terra do Nunca.

No livro, as aventuras são bem mais horripilantes do que no desenho: os meninos têm de lutar de verdade, quase morrem.
Os piratas do Capitão Gancho são muito mais terríveis, e a Sininho é malvada e ciumenta.

Tudo isso só faz aumentar a vontade de devorar o livro até o final. E pode ficar tranquilo: ele é feliz como o que você conhece.

Divulgação
Ilustração livro
Ilustração livro "Peter Pan"

"PETER PAN"
AUTOR J. M. Barrie (tradução Flavio de Souza)
EDITORA FTD
PREÇO R$ 37,50
INDICAÇÃO A partir de 7 anos


Endereço da página:

Links no texto: