Folha de S. Paulo


Crianças brincavam com onça na escola; leia texto de 1963

A terceira edição da "Folhinha" (22 de setembro de 1963) trouxe reportagem sobre uma onça que vivia na Escola de Aplicação da USP.

Trazida da Amazônia pela diretora da época, ela dormia cada dia na casa de um aluno diferente.

Leia a íntegra do texto abaixo.

*

Pouco mais de duzentas crianças viraram de repente amigas da onça, mas no bom sentido. Cada dia era uma que levava a oncinha para casa. Mas as oncinhas, como as crianças, querem uma casa só delas, com alguém que as cuide todos os dias, sem se cansar.

E ela foi ficando doente e morreu. As menininhas e menininhos ficaram muito tristes, mesmo porque já tinham se afeiçoado ao animal. E pediram aos pais que arranjassem gatinhos, jacarés, onças, cães, papagaios --qualquer tipo de bicho, desde que fossem só deles, para morar em casa.

E, como as crianças mandam, assim foi feito. Há sempre um bichinho na vida das famílias que têm seus filhos na Escola Experimental do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Cidade Universitária.

A onça foi trazida do Amazonas pela profa. Silvia Alves, diretora da EE do CRPE. Agora é apenas uma pele de onça que faz parte do museu da escola.

Mas ainda assim é uma pele valiosa; porque as crianças conhecem a sua história. Aprendem, também, como é que nasce e se desenvolve um cacho de bananas. E como vivem os peixinhos do mar.

Sempre que possível --com a colaboração de pessoas que entendem do assunto-- os exemplos são mostrados ao natural. Além dessa característica, a Escola Experimental do CRPE possui muitas outras --não fosse ela Experimental.

  • Todas as meninas e meninos se sentem à vontade na escola.
  • As mamães e os papais podem visitar os filhinhos a qualquer hora.
  • A escola já ganhou uma porção de presentes para que as crianças usem, como livros, brinquedos, discos, tambores, jogos, coleções de recortes, álbuns.
  • A diretora e as professoras podem ser abraçadas e beijadas pelas menininhas e menininhos, assim como fazem em casa com mamãe, papai, tios e tias, vovô e vovó.
  • A diretora, as professoras e os professores gostam de conhecer bem todas as crianças, para que possam dedicar-se melhor a elas.
  • Os pais e as mães ou titias e titios pagam só o que podem.
Reprodução
Menina brinca com filhote de onça na Escola de Aplicação da USP em 1963
Menina brinca com filhote de onça na Escola de Aplicação da USP em 1963

Endereço da página:

Links no texto: