Folha de S. Paulo


Trem da Alegria vende 3 milhões de discos em 4 anos; releia texto de 1988

As crianças dos anos 80 cresceram ao som das músicas do Trem da Alegria. Criado em 1984, o grupo, que teve diferentes formações ao longo de sua existência, fez muito sucesso entre o público infantojuvenil.

Que integrante do Trem da Alegria estará em 'Chiquititas'? Conheça elenco

Em 15 de maio de 1988, a "Folhinha" dedicou uma página ao conjunto musical, na qual falava sobre a história do grupo e fazia uma crítica do último disco (LP ainda...) lançado por Luciano, Vanessa, Juninho Bill e com participação especial de Amanda, que, em seguida, passou a fazer parte do "Trem da Alegria".

Confira os textos na íntegra.

*

TREM DA ALEGRIA VIAJA ATRÁS DO SUCESSO

O Trem da Alegria está lançando seu novo LP, que deve repetir o sucesso dos anteriores. Desde que foi criado, em 84, o conjunto já vendeu mais de três milhões de discos.

O Trem nasceu com Patrícia, Luciano e Juninho Bill. Antes do grupo surgir, Patrícia cantou em festivais de música, Luciano fez muitos comerciais de TV, e Juninho era artista infantil no programa "Raul Gil".

O primeiro disco, de 84, veio com o sucesso "Uni, Duni, Tê". O grupo virou quarteto com a entrada de Vanessa e lançou a música "He-Man". Na linha dos heróis da TV eles gravaram também "Thundercats".

Patrícia saiu do grupo e agora canta sozinha. No LP que o Trem acabou de lançar, Luciano, 14, Vanessa, 13, e Juninho, 10, contaram com a participação de Amanda, 9. Como nos discos anteriores, esse também não tem nome específico. É só "Trem da Alegria".

NOVO LP DO GRUPO TRAZ TEMAS ADOLESCENTES

A principal novidade do mais recente disco do Trem da Alegria é a inclusão de músicas mais "adultas" no repertório do grupo. "Pique-pega, pique-esconde", apesar do nome, não é música infantil. Ela fala de namoricos de adolescentes. O Trem está usando alguns diálogos nas canções, lembrando o estilo da extinta banda de rock Blitz. Uma boa canção é "Xa xe xi xo Xuxa", que é um rock'n'roll bem dançante.

O resto do disco alterna bons e maus momentos. A música que anda tocando bastante nas rádios "Iô-iô", tem a participação de Xuxa e não é das melhores. Ela foi feita pela dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que escreve também para artistas adultos (Sandra de Sá, Gal Costa etc).

O conjunto rende melhor quando grava rocks. Algumas faixas do disco lembram marchinhas de Carnaval e são um pouco aborrecidas, como "O Robô" e "Ha! Há! Ha!". Mas esses deslizes não impedem o Trem da Alegria de ser um bom produto para o público infantil.

Divulgação
Juninho Bill, Amanda (à frente), Vanessa e Luciano, ex-integrantes do Trem da Alegria
Juninho Bill, Amanda (à frente), Vanessa e Luciano, ex-integrantes do Trem da Alegria

Endereço da página:

Links no texto: