Folha de S. Paulo


Desfile de moda reúne crianças vaidosas e antenadas com o mundo fashion

Roupas estilosas, flashes por todos os lados e muito burburinho no backstage (lugar onde os modelos ficam antes de subir na passarela). Sim, mais um desfile de moda, mas não um desfile qualquer.

Neste final de semana, o shopping JK Iguatemi recebeu a 16ª edição do Fashion Weekend Kids (FWK), evento voltado para o público infantil (e seus pais), que exibe looks da coleção de inverno 2013 de oito grifes --Spezzato Teen, Animê, Cris Barros Míni, Daslu Boys and Girls, 1+1, Le Lis Petit, VRK e PIKS.

Em vez de tops famosas, para lá de 1,80 m de altura, crianças e adolescentes de diferentes alturas e idades faziam o maior barulho minutos antes de encarar a plateia e os fotógrafos. Para muitas delas, aquilo tudo era novidade.

"É a primeira vez que eu desfilo. Estou ansiosa, mas só um pouco", diz Sofia Gaspar de Carvalho, 11, que escolheu um modelito de uma de suas marcas favoritas para desfilar. A menina foi ao cabeleireiro e sua mãe, Vivian Gaspar, fez a maquiagem.

Partiu de Vivian a iniciativa de colocar Sofia na passarela. "Quando eu estava na loja, perguntei como eram escolhidas as meninas. Era um sonho dela participar de algo assim", conta a mãe.

Para não fazer feio na estreia, Sofia resolveu ensaiar em casa. "Ensaiei com a minha mãe. A gente apagava a luz do corredor e ela fala como eu tinha que desfilar."

O que a garota quer ser quando crescer? "Modelo. Adoro a Gisele Bündchen. Acho ela linda e o jeito que ela desfila é bem legal".

Avener Prado/Folhapress
Sofia Carvalho, 11, no backstage do
Sofia Carvalho, 11, no backstage do "Fashion Weekend Kids", no shopping JK Iguatemi

CARAS E BOCAS

No primeiro dia do FWK, mais de cem meninas desfilaram na passarela. Ao som de hits do momento e de muitos gritos da plateia (composta, na maioria, por familiares corujas), elas andavam em pares, trios ou sozinhas. Garotas mais inibidas olhavam para o chão enquanto outras soltavam risadinhas sem graça.

Algumas fizeram da passarela uma pista de cooper e pareciam querer sair correndo dali. Outras aproveitaram a oportunidade para mostrar caras e bocas e caprichar na tradicional paradinha na frente dos fotógrafos.

Segundo a idealizadora e diretora do Fashion Weekend Kids, Ana Cury, as crianças não precisam ser modelos para participar do evento; a maior parte é cliente das lojas. "Elas vêm para se divertir. É tudo bem espontâneo", afirma. "Quem estiver chorando, não sobe na passarela, porque isso mostra que elas estão ali contra a própria vontade", acrescenta a consultora de imagem.

A ideia de criar um desfile de moda para o público infantil nasceu enquanto Ana Cury fazia a cobertura de uma das edições do "São Paulo Fashion Week" (a versão adulta), com a companhia de sua filha, que na época tinha cinco anos. "Ela virou para mim e disse: 'Mãe, não tem isso aqui para criança? Queria tanto desfilar'. Foi assim que comecei a pensar nesse evento", explica.

MINHA PRIMEIRA CHANEL

Apesar de já ter participado do concurso Miss Recife Mirim quando era menor, Marcela Mansur, 11, parecia nervosa antes de dar sua voltinha na passarela. "Mais ou menos", ela disse. Mas a mãe, Maryelen Medeiros, a entregou. "Mais ou menos? Ah, pega na mão dela!". De fato, as mãos da menina estavam geladas.

Cliente fiel de uma loja no shopping Anália Franco, Marcela foi convidada para desfilar no Fashion Weekend Kids pela vendedora. "A loja procurou minha mãe. Falaram que eu era alta, magra, bonita e me chamaram para vir", conta.

A garota treinou os passos em frente ao espelho. "Desfilei algumas vezes em casa, pois queria inventar o meu estilo". Os preparativos para o grande dia renderam três horas "entediantes" no salão de beleza. Vaidosa, ela faz as unhas toda a semana, desde os oito anos de idade.

"Sempre adorei coisa fashion, na moda. Durante um tempo, me inspirei em cantoras como Manu Gavassi, Selena Gomez e Demi Lovato. Agora, não me inspiro mais nelas. Eu me inspiro em mim", fala Marcela, que escolhe todas as suas roupas e dá vários pitacos no estilo da mãe. "Escolho a maioria das roupas dela também. Sempre saímos juntas para fazer compras. Já falei para ela ser mais moderna. Ela não é velha para usar alguns modelos", avalia.

Antenada, a menina adora grifes. No ano passado, quando a mãe viajou para Paris, ela pediu sua primeira bolsa Chanel (uma marca de luxo). Maryelen trouxe um modelo pequeno para a filha e uma maior "para as duas usarem". Marcela, no entanto, só usa a bolsa em ocasiões especiais, como festas e aniversários.

Depois do desfile, a garota de 11 anos era só sorrisos. Admitiu ter ficado bastante nervosa momentos antes de sua entrada, mas falou que, ao subir na passarela, aquilo lhe pareceu muito normal. "Foi tipo andar na rua".

Marcela adorou a experiência e pretende repetir a dose. "Agora eu quero desfilar toda vez. Tinha um monte de câmeras, você se sente uma estrela. É muito legal!"

Avener Prado/Folhapress
Maryelen Medeiros arruma a filha Marcela, 11, antes da menina subir na passarela do
Maryelen Medeiros arruma a filha Marcela, 11, antes da menina subir na passarela do "Fashion Weekend Kids"

Endereço da página:

Links no texto: