Folha de S. Paulo


Mauricio de Sousa e Ziraldo falam de política em novo livro infantil

Mauricio de Sousa e Ziraldo estão juntos numa aventura de cortar o coração: "O Reizinho do Castelo Perdido". O criador da turma da Mônica escreveu o texto e Ziraldo, autor de "O Menino Maluquinho", ilustrou o livro.

Em estilo direto, a narrativa mostra como nós, seres humanos, poderíamos ser melhores do que somos, mas fracassamos. A tristeza começou, quando, certa vez, um rei bom governava seu povo em paz. Até que súditos decidiram mudar o curso da história.

Construíram um castelo no alto da montanha. Era difícil para a população subir até lá e falar com o rei. Fizeram de propósito: impediram o contato do governante com camponeses, sapateiros, pastores, tecelões. Os malvados viraram ministros e representavam o rei junto ao povo.

O rei ficou isolado. Os ministros tomaram outra decisão: não conversariam mais com as pessoas, não precisavam ouvir ladainhas de pedidos de escolas, hospitais, trabalho.

Séculos depois, aventureiros descobriram as ruínas do castelo e somente vestígios da antiga civilização. O final da história é surpreendente.

A narrativa, que tem desenhos que só Ziraldo sabe fazer, funciona como metáfora (um tipo de comparação) da vida que a gente queria ter, mas políticos como os ministros da aventura estragaram o sonho.

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA é poeta, professora e jornalista especializada em infância e cultura

Divulgação
Ilustração do livro 'O Reizinho do Castelo Perdido', de Mauricio de Sousa e Ziraldo
Ilustração do livro 'O Reizinho do Castelo Perdido', de Mauricio de Sousa e Ziraldo

O REIZINHO DO CASTELO PERDIDO

AUTOR Mauricio de Sousa com ilustração de Ziraldo
EDITORA Melhoramentos
PREÇO R$ 32
INDICAÇÃO A partir de 7 anos


Endereço da página:

Links no texto: